“Eu descobri a gravidez quando estava me preparando para as Olimpíadas”

Conheça a história de Bia Neres, a triatleta que foi surpreendida com a notícia de que estava esperando uma filha no momento em que fazia importantes planos para a sua carreira.

Bia Neres, 30 anos, é triatleta e está grávida de 7 meses da Bella. Aqui, ela conta como surgiu o interesse pelo esporte e como foi descobrir a gestação quando se preparava para dar um grande passo na sua vida profissional.

“Eu tinha bronquite quando era criança e, para ajudar no tratamento, meus pais me colocaram na natação aos 3 anos de idade. Nadei a infância inteira, até cheguei a competir por clubes, e só parei aos 14 anos. Eu sempre gostei de praticar esportes e ser uma pessoa ativa.

Me mudei para São Paulo no começo de 2010 e ganhei uma bicicleta de presente do meu pai. Na época, a academia que eu frequentava tinha uma assessoria de triathlon. Foi lá que conheci a modalidade e tive a oportunidade de fazer minha primeira prova em Santos, cidade em que nasci. O resultado foi bom e eu subi no pódio. Fiquei muito empolgada e decidi continuar!

As coisas foram dando certo. Em 2015, fui para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e estava me preparando para as Olimpíadas deste ano. Comecei 2016 com muita garra e um ritmo intenso de treinos até que algo aconteceu: percebi que não estava me sentindo muito bem em alguns exercícios. Investigando as possíveis causas, descobri que estava no segundo mês de gestação! Tive que tomar os cuidados necessários que o primeiro trimestre exige e tudo correu bem.

 

 

Apesar de sempre ter tido o sonho de ser mãe, eu não imaginava que engravidaria naquele momento e confesso que fiquei balançada porque muitos planos que eu tinha feito mudariam. Eu sou atleta, vivo do esporte, o meu corpo é o meu trabalho e então fiquei pensando: “e agora? Como vai ser?”. Fui conversar com cada um dos meus patrocinadores e também com o exército porque sou militar e tive uma boa surpresa: todos me apoiaram, o que acabou me tranquilizando!

Hoje, continuo fazendo os mesmos exercícios de antes, só que com a intensidade mais baixa. Corro, nado, pedalo e faço musculação normalmente, mas conto com o acompanhamento de profissionais que me orientam. Pratico atividades físicas todos os dias, só tiro o domingo para descansar e quinzenalmente eu vou a consultas médicas. Também adequei a minha alimentação e a única coisa que senti foi o aumento do apetite. Tomo as vitaminas e evito fazer refeições pesadas, mas no geral, como de tudo e procuro me alimentar várias vezes ao dia.

Quanto ao parto, o meu desejo é ter o normal. Minha médica acha possível, então, estamos esperando que isso aconteça. Se for assim, no mesmo dia eu já saio andando porque a recuperação é rápida e em cerca de uma semana eu já pretendo voltar a treinar com calma. Durante toda a gravidez, tenho sentido muita falta de competir, por isso acho que voltarei mais determinada.

Já estou tentando me organizar para conseguir equilibrar a vida profissional com a maternidade. Minha mãe vai vir para dar apoio e, como treino em clube, isso me ajudará bastante porque conseguirei praticar as atividades físicas em um local que a minha filha pode ficar junto. Sei que no começo vai ser um pouco difícil, mas acredito que essa será uma motivação a mais para mim: eu treinarei com força porque vou ter alguém especial para pensar!

A mensagem que quero deixar para as mamães é que família tem que estar sempre em primeiro lugar, independente de qualquer situação. Estamos gerando uma nova vida, que é o motivo de estarmos aqui: para passarmos por gerações e trazermos outras gerações. Não se preocupem e encarem o desafio da maternidade como algo positivo!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s