Continua após publicidade

Endometriose: famosas que engravidaram após o diagnóstico

Fernanda Machado, Wanessa Camargo e Guilhermina Guinle fazem parte desse grupo de celebridades. Confira a lista completa!

Por Luísa Massa
Atualizado em 23 Maio 2023, 18h35 - Publicado em 8 Maio 2017, 19h27

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 176 milhões de mulheres têm endometriose no mundo. “Pequenos fragmentos do tecido endometrial (o mesmo que reveste o interior do útero e que é expelido durante a menstruação) segue o fluxo contrário e, ao invés de sair somente pela vagina, sai em pequenas quantidades também pelas trompas, atingindo órgãos de dentro da pelve. Quando isso acontece, o endométrio – camada que reveste o útero para receber o óvulo – ao invés de se localizar apenas na cavidade intrauterina fixa-se no interior do abdômen podendo se localizar nos ovários, trompas, ligamentos, peritônio e intestino”, explica Mauricio Chehin, especialista do Grupo Huntington Medicina Reprodutiva, de São Paulo.

Publicidade

Dor na região pélvica durante a menstruação e também no ato sexual são alguns dos sintomas da doença, que pode levar à infertilidade. Por esse motivo, diagnóstico precoce, acompanhamento médico e tratamento adequado são as maneiras mais eficazes de controlar o problema. Fizemos uma lista de 5 famosas que sofreram com a enfermidade, mas conseguiram realizar o sonho da maternidade. Veja quem são essas celebridades e saiba um pouco mais sobre as experiências que elas tiveram:

Publicidade

1. Fernanda Machado

View this post on Instagram

Publicidade

A post shared by Fernanda Machado (@realfemachado)

Continua após a publicidade

A atriz mora nos Estados Unidos ao lado do marido e do filho Lucca, de quase 2 anos, e compartilha parte da sua rotina nas redes sociais. Assim que divulgou a notícia de que estava esperando um bebê, Fernanda também revelou que descobriu a endometriose na fase inicial. “Para a minha grande surpresa, eu engravidei naturalmente e rápido! Acho que muito por conta da videolaparoscopia que fiz 1 ano atrás e que ‘limpou’ todos os focos de endometriose, preservou o meu ovário direito e deixo tudo certinho”, escreveu a artista no Instagram.

2. Guilhermina Guinle

Publicidade
View this post on Instagram

Publicidade

A post shared by GUILHERMINA GUINLE (@guilhermina)

Continua após a publicidade

Com 35 anos e pensando na ideia de ter um bebê, a atriz procurou um médico que recomendou a ela alguns exames de rotina. Foi aí que a artista recebeu o diagnóstico da endometriose, mas inicialmente não deu a importância necessária para a doença. Somente depois de um tempo, com a ajuda do namorado, que ela começou a tratar o problema. “Eu fiz a cirurgia e descobri que as minhas trompas já estavam entupidas, que a endometriose já estava no meu intestino e que, talvez, tivesse que retirar um pedaço dele. Eu não tive que retirar, o médico não conseguiu desentupir as trompas [no procedimento] mas, três meses depois, engravidei naturalmente”, revelou Guilhermina ao apresentador Luciano Huck, no programa Caldeirão, da Rede Globo. Hoje, ela é mãe da pequena Minna, de 4 anos.

Publicidade

3. Wanessa Camargo

https://www.instagram.com/p/BJylmXojcv2/?taken-by=wanessa

Continua após a publicidade

A cantora, que é mãe de João Francisco, de 5 anos, e José Marcus, de 2, falou publicamente sobre a doença quando estava grávida do segundo filho. Em entrevista à Ana Maria Braga, no programa Mais Você, Wanessa contou que descobriu que tinha endometriose quando foi para o hospital por conta das fortes dores. “Eu sempre tive muitas cólicas e isso já era um sinal há muito tempo. Eu fiz o acompanhamento [médico] e não podia menstruar, então, eu tomava pílula contínua. Chegou um momento, depois de 4 anos desse controle, que não estava dando mais. [A doença] já tinha avançado. Fiz uma laparoscopia que limpou, ‘varreu a casa’. Talvez eu não tivesse filho se eu não tivesse feito essa cirurgia”, revelou a mamãe.

4. Malu Mader

Publicidade
View this post on Instagram

Publicidade

A post shared by Malu Mader (@acervomalumader)

Continua após a publicidade

A atriz também faz parte das celebridades que tiveram endometriose. Em revelou à imprensa que teve dificuldade para engravidar do primeiro filho: “Tive que tomar umas injeções para não menstruar. Mas, quando ia tentar engravidar, descobri que uma pessoa da minha família estava com câncer. Voltei ao mesmíssimo hospital e foi mais duro ainda. Fiquei fragilizada, cansada daquilo, com pavor de médico. Mas o João nasceu de parto normal, no Dia das Mães, num domingo de sol, eu estava plenamente feliz”. Malu também contou que a segunda gestação não foi planejada: “Com o Antônio foi tudo diferente. Nunca tinha dado uma vacilada na vida e engravidei em um período nada fértil, na única vez em que vacilei”. Hoje, os garotos têm, respectivamente, 21 e 19 anos.

5. Adriana Esteves

Continua após a publicidade

A atriz declarou que tentou engravidar por quatro anos, até descobrir que estava grávida do primogênito Felipe, que chegou ao mundo em 2000. “Fui operada de um cisto no ovário e logo depois tive uma endometriose. Fiquei desesperada com a ideia de não conseguir ter filhos. Já estávamos pensando em adotar, quando fizemos uma viagem e decidimos que nosso filho poderia vir do coração. Voltei grávida. E tive certeza que aquela gravidez era um milagre mesmo”, afirmou na época à revista Criativa. Ela também é mãe do Vicente, de 10 anos – fruto do seu relacionamento com o ator Vladimir Brichta.

 

Publicidade
Publicidade