Continua após publicidade

Contração de treinamento: como identificar?

Saiba mais sobre a contração também conhecida como Braxton Hicks, que prepara o corpo para o parto, mas ainda não sinaliza que ele começou

Por Maurício Brum
21 ago 2024, 07h00
mae-segura-barriga-sentada-cama_Freepik
As contrações do ‘falso trabalho de parto’ começam a se manifestar por volta do segundo ou terceiro trimestres da gravidez (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Não precisa nem ter engravidado para saber: basta ter visto algum filme ou série na TV para saber que as contrações são um sinal de que o parto está próximo. Mas você sabia que muitas vezes elas ocorrem sem que esse seja o caso? Existem também as contrações de treinamento, que começam muito antes na gestação e não necessariamente indicam um término iminente da gestação.

Também chamadas de Braxton Hicks, em homenagem ao médico que as descobriu no final do século 19, essas contrações também são identificadas como um “falso trabalho de parto”. E é válido entender mais como elas funcionam para não se preocupar à toa.

O que é a contração de treinamento e quando ela ocorre

Como o nome sugere, a contração de treinamento funciona como uma espécie de preparação do corpo para o trabalho de parto real. A gestante pode sentir contrações que em geral não causam dor intensa, mas podem provocar desconfortos cotidianos especialmente por serem esporádicas e imprevisíveis.

O mais comum é que as contrações de treinamento comecem a se manifestar no segundo ou terceiro trimestres da gravidez, mas há registros de Braxton Hicks começando ainda mais cedo, por volta da sexta semana.

Diferenças da Braxton Hicks para uma contração normal

Além da época em que ocorrem, as contrações de treinamento têm algumas diferenças importantes para aquelas vivenciadas próximas a um trabalho de parto – geralmente, em relação à frequência e progressão.

Continua após a publicidade

Na Braxton Hicks, o intervalo entre as contrações não é regular e elas não aumentam de intensidade com o passar do tempo. Os movimentos são esporádicos, podendo passar várias horas ou até dias entre um episódio e outro, e também é possível que a contração simplesmente pare caso a gestante comece a caminhar.

Quando se trata de uma contração real próxima ao trabalho de parto, nada disso ocorre: os intervalos são regulares e vão diminuindo com o passar do tempo, com as contrações geralmente se tornando mais intensas e dolorosas. Também há uma dilatação cervical que não ocorre na Braxton Hicks, e a progressão não é interrompida.

Quando a contração de treinamento deve ser sinal de alerta

Independentemente da época em que você sentir as contrações, algumas características da Braxton Hicks ajudam a dar segurança de que você não está entrando em trabalho de parto. Gestantes devem buscar atenção médica imediata se as contrações vierem acompanhadas de um ou mais desses sinais:

  • Vazamento de líquido amniótico
  • Sangramento vaginal
  • As contrações ocorrem em intervalos regulares e vão se tornando mais frequentes com o passar do tempo (por exemplo, começam a cada 90 segundos e progridem para ocorrer a cada 60 segundos)
  • Se você sentir qualquer outro sintoma atípico que não havia ocorrido antes na gravidez
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.