Como saber se estou grávida? Veja os primeiros sinais antes do teste positivo

Cada mulher sente de um jeito, mas existem alguns sintomas que são universais, né? Confira!

Por Redação Pais e Filhos
23 mar 2025, 07h00
Sintomas de gravidez: teste de farmácia positivo
 (BanarTABS/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

A gravidez traz mudanças para o corpo da mulher antes mesmo do teste ficar positivo. Logo após a concepção, os hormônios começam a se adaptar para receber o bebê ao longo dos próximos meses.

Além dos sinais clássicos como enjoos e atraso menstrual, há outros sintomas que indicam que algo diferente está acontecendo. Veja os primeiros indícios de gravidez e o que pode estar por trás de cada um deles.

Corrimento rosado

O implante do óvulo no útero ocorre por volta da quarta semana de gravidez, quando o óvulo fertilizado se fixa à parede uterina. Isso pode causar um pequeno sangramento, que aparece entre sete a dez dias após a concepção. Esse corrimento rosado é conhecido como sangramento de implantação e, em geral, não representa risco.

Cólicas

A dor pélvica geralmente é associada à menstruação, mas também pode ser um sintoma inicial da gravidez. Esse desconforto ocorre logo no início da gestação e está ligado à implantação do embrião. Embora possa ser confundida com a dor menstrual, a diferença está na ausência de sangramento típico do período.

Mudança na cor das aréolas

A alteração na tonalidade dos mamilos e aréolas varia de mulher para mulher. Para algumas, a mudança é perceptível logo no início, enquanto para outras ocorre mais tarde. Isso acontece por influência dos hormônios da gravidez, que também preparam o corpo para a amamentação.

Após o parto, os bebês enxergam apenas em preto e branco. O escurecimento das aréolas ajuda a guiá-los até o seio. Além disso, o cheiro do colostro também contribui para esse processo. Após alguns meses do nascimento, a coloração tende a voltar ao normal.

Continua após a publicidade

Dor nas costas

Embora seja mais comum no final da gestação, quando a barriga já está grande, algumas mulheres sentem dores nas costas logo no início. Em alguns casos, essa dor pode se parecer com cólicas abdominais mais profundas.

Enjoo matinal

Os enjoos costumam surgir entre a quinta e sexta semana de gravidez, podendo durar até a décima segunda semana ou, em alguns casos, até o terceiro trimestre. A intensidade varia de mulher para mulher, indo de um leve incômodo a episódios frequentes de vômito.

O aumento dos hormônios Beta HCG e progesterona está diretamente ligado a esse sintoma. Embora seja desconfortável, os enjoos fazem parte da adaptação do corpo à gestação.

Mudança de paladar e desejos alimentares

Muitas mulheres percebem mudanças nas preferências alimentares durante a gravidez. Alimentos que antes eram pouco atraentes podem se tornar os favoritos e, ao mesmo tempo, alguns pratos podem passar a causar repulsa.

Continua após a publicidade

Embora os desejos sejam comuns, é importante manter uma alimentação equilibrada para garantir os nutrientes necessários para a mãe e o bebê.

Pele acneica

As alterações hormonais da gravidez afetam todo o organismo, incluindo a pele. O aumento de hormônios como estrogênio, progesterona e Beta HCG pode causar o surgimento de acne.

O problema ocorre porque as glândulas sebáceas produzem mais óleo, que pode obstruir os poros. O acúmulo dessa oleosidade, combinado com a presença de micro-organismos, leva a inflamações que resultam nas espinhas.

Caso a acne cause desconforto, é importante buscar orientação médica para avaliar quais produtos são seguros durante a gestação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.