Continua após publicidade

Dia Mundial da Criança: por que data é celebrada em 20 de novembro?

Efeméride adotada pela ONU marca a Declaração Universal dos Direitos da Criança

Por Maurício Brum
20 nov 2024, 07h00
meninas-brincam-praca_pch.vector_Freepik - 2
A data da ONU serve para a própria organização realizar eventos e campanhas focadas nas crianças, mas na prática cada país tem seu próprio Dia das Crianças (pch.vector/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Qualquer brasileiro sabe que o Dia das Crianças tem uma data certa no calendário: 12 de outubro. Mas você sabia que existe também um Dia Mundial da Criança, celebrado mais de um mês depois? Isso mesmo: hoje, 20 de novembro, é a data adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar a infância.

Mas, afinal, por que existem duas datas tão distintas — e uma delas é tão pouco lembrada por aqui?

Origem do Dia Mundial da Criança

A ONU escolheu o 20 de novembro para observar a efeméride porque foi nessa data, em 1959, que a entidade aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança. O documento já existia em uma forma simplificada desde 1924, adotado pela Liga das Nações (a organização que precedeu a ONU), mas foi só 35 anos mais tarde que ganhou uma forma mais robusta.

Assim como ocorreu com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o documento buscava estabelecer parâmetros básicos que deveriam ser seguidos no mundo todo — neste caso, com foco na infância. Exatamente três décadas mais tarde, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, em 20 de novembro de 1989, aprofundou ainda mais uma série de proteções sociais, econômicas e culturais a serem respeitadas desde a primeira infância.

Por que no Brasil é diferente?

A data da ONU, porém, é meramente simbólica — serve para a própria organização realizar eventos e campanhas focadas nas crianças, mas na prática cada país acaba tendo seu próprio Dia das Crianças. A nossa vizinha Argentina, por exemplo, comemora a efeméride no terceiro domingo de agosto.

Continua após a publicidade

E o Brasil, é claro, faz isso em 12 de outubro. Por aqui, a data foi escolhida para recordar o dia em que o Brasil sediou o Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923. A data virou lei um ano mais tarde, mas só virou o sucesso comercial que é hoje na década de 1950, quando as marcas decidiram aproveitá-la em campanhas publicitárias focadas nos pequenos.

Já o feriado de 12 de outubro só surgiu em 1980 e, embora coincida com o Dia das Crianças, está dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.