Crianças se transformam em aprendizes de Jedi na Disney World
É fã de Star Wars ou tem um pequeno em casa que adora a saga? Atração na Disney World faz do seu filho (ou filha) um Jedi em formação.
Os fãs adultos de Star Wars nem sempre gostam de admitir, mas esses são filmes para crianças. Quem disse isso foi o próprio criador da saga, George Lucas. Quando ele fez a trilogia original, nos anos 1970, queria transmitir mensagens de amizade, honestidade e confiança para os pequenos.
E é pensando nisso que o Hollywood Studios, um dos parques do complexo Walt Disney World, em Orlando (EUA), oferece a atração “Jedi Training: Trials of the Temple” (“Treinamento Jedi: Desafios do Templo”, em tradução livre). Destinada a crianças de 4 a 12 anos, trata-se de uma mistura de brincadeira e apresentação, em que meninos e meninas podem fazer parte do universo de Star Wars.
A brincadeira começa com as vestimentas. Todos usam as capas marrons típicas dos cavaleiros espaciais. Cada criança também recebe um sabre de luz, arma feita com uma lâmina de pura energia, que os Jedi só usam em último caso. O grupo, formado por cerca de 20 aprendizes mirins, sobe ao palco e começa o treinamento.
“Posição de combate! Ataque sobre o ombro esquerdo! Ataque sobre o ombro direito! Agachem!”. Os treinadores ensinam a garotada a manusear o sabre de luz e a se esquivar de um eventual ataque inimigo. Depois de repetir os movimentos algumas vezes, todos estão prontos para enfrentar seus maiores medos – que lá estão personificados pelos vilões Darth Vader e Kylo Ren.
E as crianças têm de ser corajosas mesmo, já que ambos os vilões têm exatamente a mesma aparência assustadora dos filmes. Depois de uma breve interação dos malvadões com os treinadores, chega a hora dos pequenos, um de cada vez, colocarem em prática o que aprenderam. Atacam pela esquerda, pela direita, esquivam-se e dão a vez ao próximo Jedi em treinamento.
Claro que existe a tentação de atacar com raiva e vingança, especialmente depois que Darth Vader consegue eliminar um dos treinadores. Mas a voz do Mestre Yoda, vinda dos céus, lembra que um Jedi nunca cede aos sentimentos ruins. E a meninada volta a combater utilizando a Força.
Spoiler: o bem vence o mal ao fim da atração e o treinador que havia sido eliminado por Darth Vader volta ao palco também. Os pais, avós e tios orgulhosos aplaudem efusivamente e a garotada volta para casa com uma doce lembrança espacial.
Para que o seu filho participe de “Jedi Training: Trials of the Temple”, é preciso que ele tenha entre 4 e 12 anos e entenda inglês suficientemente bem para conseguir obedecer aos treinadores. Não há custos extras além do ingresso para o parque Hollywood Studios, mas a atração é concorrida.
Para se inscrever é preciso chegar bem cedo e comparecer com o pequeno ao Indiana Jones Adventure Outpost, dentro do parque Hollywood Studios. Como acontecem muitas sessões ao longo do dia, fique de olho no horário exato do treinamento e boa aventura Star Wars!
* Ligia Helena, editora-chefe do MdeMulher, viajou para Orlando a convite de Disney Parks