Ser mulher X Ser mãe: Como achar o equilíbrio perfeito?

Influenciadora, empresária e mamãe de primeira viagem, Cici Navarro compartilha sua perspectiva sobre o assunto

Por Redação Pais e Filhos
21 mar 2025, 16h28
Cici Navarro
 (Cici Navarro/Reprodução)
Continua após publicidade

Ser mãe e mulher ao mesmo tempo é uma tarefa bem desafiadora, arrisco a dizer que é um dos maiores desafios que já tive até aqui. Um papel precisa complementar o outro, pois os dois precisam andar juntos, mas as vezes parece que conflitam até demais, né? A maternidade exige muita entrega, dedicação, autodescoberta, paciência, tempo…até que chega um momento em que nos vemos somente nesse papel de “apenas mãe”, como se nossa identidade feminina não existisse mais. Mas por outro lado, ser mulher vai muito além de ser apenas mãe – até porque, nem todas sonham com a maternidade e não há nada de errado com isso. Essa parte tão importante é envolvida por diversas vertentes como o lado profissional, amigo, familiar, e, principalmente, o lado feminino. Não podemos abrir mão daqueles minutinhos de cuidados diários, seja uma rotina de treinos, skincare, cuidados com o cabelo, uma massagem – fica a seu critério! Sei que a busca pelo equilíbrio perfeito é constante e desgastante, mas precisamos nos
esforçar ao máximo para não renunciar de nenhuma parte essencial para nós mesmas, mamães. Nós, mais do que ninguém, sabemos e entendemos como o pós-parto nos transforma, o quão difícil é passar por mudanças gigantescas e diárias – e por tempo indeterminado, rs. O sentimento que nos domina durante esse período é o de “precisar dar conta de tudo”, como profissional, mãe, mulher, filha, irmã, amiga…a lista é longa e a cobrança maior ainda. Nos deixamos de lado para abraçar todo o resto, mas sabemos que não é bem por aí. Isso pode nos gerar um peso enorme, porque parece que estamos sempre esperando alguma peteca cair em alguma dessas áreas, né? E isso não é nada saudável para o nosso psicológico. Além disso, não podemos esquecer da pressão externa. A sociedade costuma apontar e julgar toda e qualquer ação ou decisão de uma mãe, e não precisamos ir tão longe não, viu? As vezes nossos próprios familiares e amigos acabam soltando comentários disfarçados de ‘conselhos’ que não foram solicitados. Se focamos muito na nossa carreira, nos consideram mães ausentes, mas se focamos por completo na maternidade, estamos nos afastando do sucesso profissional. A pressão está por toda parte quando se é mulher e mãe, e é preciso deixar claro que esses dois papéis podem sim coexistir e estarem em perfeita sintonia, mas é necessário compreender que cada pessoa lidará com essa realidade de forma diferente, pois não existe uma resposta exata ou fórmula secreta para o equilíbrio.

Para aqueles que podem ter uma rede de apoio, seja de profissionais, familiares ou amigos, é um dos maiores fatores para que consigamos viver nossas várias versões. Dividir as responsabilidades, ter suporte em imprevistos, ajuda e conselhos quando solicitados…tudo isso é ouro! Sei que nem todas possuem, mas não se enganem, mamães, vocês são mais fortes do que imaginam e nunca estarão sozinhas! No final das contas, o nosso bem mais precioso sempre estará ao nosso lado nos dando força, coragem e todo o gás que necessitamos para enfrentar qualquer desafio que a vida nos entregue.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.