Saiba como testar brincadeira interativa da Disney para o Dia das Crianças
Através de smartphones e assistentes pessoais, os pequenos comandam por voz os rumos de histórias com seus personagens queridinhos.
E se hoje a gente brincasse com a Anna e Elsa? E mais: quem comanda a aventura desta vez é a sua filha! Não, não se trata de “Frozen 3”, mas de uma nova maneira de interagir com estes e outros personagens queridos. Criada pela Disney, a campanha para o Dia das Crianças “Agora é Hora de Brincar” traz uma atividade que vai deixar os pequenos interessados por um bom tempo.
Através de smartphones e assistentes pessoais (Google e Alexa), as crianças comandam por voz os rumos de histórias interativas.”No caso dessa geração nativa digital, os devices já fazem parte da rotina dela e podem servir como cenário pra brincadeira unindo o mundo físico com o digital, sem sair de casa e de uma maneira segura“, pontua Luiza Queiroz, head de Marketing de produtos de consumo da The Walt Disney Company Brasil.
O objetivo é usar a tecnologia aliada a uma realidade offline, em que a criança não fica passiva diante de uma tela, mas possa ir brincando com seus brinquedos e interagindo através da fala.
Legal! Mas como funciona?
As crianças, junto aos pais, ativam por comando de voz os assistentes pessoais (ou os apps no seu celular, baixados gratuitamente) através das frases “Ok, Google falar com…” ou “Alexa iniciar…” seguido do nome da história. Ah, lembrando que alguns assistentes ou histórias podem pedir autorização dos responsáveis, tá?
Aí, é só escolher qual a aventura que querem participar ao lado dos personagens que mais curtem do universo Disney, Marvel, Star Wars e Pixar.
Se for, por exemplo, a trama com a Anna e a Elsa, basta dizer o nome da história: “Medalhão Perdido”. A partir daí, a história vai sendo contada e os pequenos podem ir escolhendo o rumo que ela vai tomar e tendo poder de decisão em diversos pontos-chave do enredo. “A ideia é que ela pegue os brinquedos físicos e possa usar a história para brincar”, completa Luiza.
“Existem vários pontos de decisão e, de acordo com a faixa etária, podem ser mais ou menos decisões, em combinações de 68 roteiros diferentes. Isso resulta numa experiência imersiva e participativa dos nossos pequenos”, explica Conrado Caon, CTO da Avellar Media, que desenvolveu a ferramenta junto com a Disney.
Atualmente, são três histórias com duração média de 14 minutos: “O Medalhão Perdido”, “Caça ao tesouro”e “Universo de Aventuras”. Dentro delas, são muitas variações do enredo para diferentes perfis de faixas etárias. O legal é que dá pra brincar sem enjoar, já que, a cada vez, a história pode ser diferente!
Exclusivinho sim!
A ferramenta foi feita apenas para o Brasil e contou com o time de dubladores oficiais da Disney. “As crianças assistem aos filmes dublados, então era importante que tivesse esta identificação com o personagem que ela está querendo brincar naquele momento”, pontua Conrado. A Disney não descarta a ideia de exportar a ferramenta para outros países.
No dia 3 de outubro, às 17h, vai rolar uma live no site da Disney, onde os influenciadores Gato Galático e Bianca Alencar irão demonstrar ao vivo a nova tecnologia. E se deu vontade de testar, corre, porque a brincadeira só ficará disponível no mês de outubro, tá?