Réveillon: como proteger as crianças dos fogos de artifício na virada de ano?
Os artefatos só devem ser manuseados por profissionais; não comprar fogos de artifício é a melhor medida de segurança quando se tem os pequenos por perto

Os fogos de artifício são um espetáculo aguardado por muitas pessoas no ano-novo, principalmente em grandes cidades do Brasil e do mundo. Entretanto, eles são tão exuberantes quanto polêmicos, uma vez que as luzes e os ruídos podem prejudicar e assustar animais e humanos.
As crianças merecem especial atenção nesse momento. Afinal, os fogos de artifício são perigosos e podem causar sérios riscos quando manuseados de maneira incorreta. Por isso, algumas recomendações devem ser levadas a sério e as medidas de proteção não devem ser negligenciadas.
Crianças devem estar longe dos fogos
Nunca é demais lembrar: as crianças não devem estar perto dos fogos de artifício, muito menos manuseá-los. E isso não vale só para o ano-novo: esses artefatos representam um grande risco e podem ocasionar queimaduras graves, lesões oculares ou auditivas que podem comprometer visão e audição, e até a amputação de membros.
Ou seja: se você quer muito que seu filho veja os fogos de artifício, certifique-se de que ele esteja longe o suficiente. Os fogos são projetados para serem vislumbrados à distância: ninguém precisa estar colado a eles para apreciar o espetáculo.
E, claro, se você tem filhos ou crianças por perto, evite comprar fogos, a não ser que você seja um profissional (e, se for, já saberá de todos os cuidados necessários para não colocar ninguém em risco).
Caso você tenha uma criança com autismo em casa, também é preciso atenção especial para acalmá-la diante dos prováveis desconfortos causados pelas explosões.
Recomendações de segurança
Há várias equipes, preparadas com equipamentos de segurança, responsáveis pelos espetáculos com fogos na virada do ano. O melhor lugar para apreciar as luzes é na plateia, a pelo menos 200 metros de distância. Confira outras dicas:
- Não permita que as crianças cheguem perto de fogos de artifício. Elas não devem brincar com os artefatos, nem mesmo com os famosos estalinhos. Eles podem estourar por descuido, provocando sérias queimaduras;
- Esteja em um local seguro: atrás das barreiras de segurança, a pelo menos 200 metros de distância;
- Se algum dos fogos não estourar ou apresentar qualquer defeito, não toque nele e mantenha a criança longe;
- Em hipótese alguma use fogos de artifício caseiros;
- Se não for parte de seu trabalho, não compre fogos de artifício.