Professora faz vídeo didático para ensinar o que é racismo para crianças

Em uma linguagem simples e leve, a norte-americana lê história sobre o tema e explica para os pequenos como podem agir diante de situações de preconceito.

Os protestos antirracistas que ganharam força nos últimos tempos mostram o quão urgente é discutir o tema, ampliando as vozes na sociedade e dialogando também dentro de casa. E falar de racismo com as crianças é um importante passo para conscientizá-las desde cedo e impedir que o preconceito se perpetue. Pensando nisso, a professora norte-americana Vera Ahiyya encontrou uma forma super didática de ensinar os seus alunos do jardim de infância.

Apaixonada por literatura, a nova iorquina decidiu ler o livro infantil “Vamos Falar Sobre Raça” durante a sua aula virtual, intercalando com explicações em uma linguagem simples para que as crianças na faixa dos cinco anos entendessem. “Eu fiz esse vídeo para meus alunos do jardim de infância e percebi que ele pode ser de grande ajuda também para as crianças não-pretas”, completou.

O vídeo começa com a professora introduzindo aos pequenos que, além do coronavírus, estamos travando uma outra batalha mundial. “Nós também estamos combatendo um tipo diferente de doença. Esta doença você não adquire por germes, (…) mas é algo que acontece com o jeito que as pessoas pensam”, disse ela. “E algumas pessoas acreditam que quem tem a pele preta retinta e marrom não devem ter os mesmos direitos e privilégios que as pessoas de pele branca. Isso se chama racismo”, afirmou.

Em seguida, a educadora fala sobre como as crianças podem agir diante de situações de injustiça. “Uma forma de parar o racismo é usar sua voz quando o vir. Se você vir alguém sendo tratado diferente por causa da cor da sua pele, você pode falar. Você faz a escolha de dizer ‘isso é errado”, ensinou.

“Você pode decidir entre dizer algo ou ignorar, mas sua escolha pode impactar na vida de muitas pessoas”, alertou ela. Vera ainda explicou brevemente sobre a onda de movimentos antirracistas que vem ganhando força. “Agora, o que está acontecendo é que um monte de gente está fazendo a escolha de dizer ‘Isto é errado, racismo é errado’, e eles estão falando especificamente sobre o racismo contra pessoas pretas”.

Mesmo que a explicação seja sobre o preconceito contra os negros, a professora não deixa de esclarecer enquanto lê a historinha que existem diversas etnias e cores de pele. “Por que alguém diria que a sua raça é melhor que a de outra pessoa? Talvez porque ele se sinta mal consigo mesmo, talvez esteja com medo…”, diz.

Os 13 minutos de vídeo servem como uma ótima ferramenta para que os menores entendam que, independente da idade, sempre há algo a ser feito. “O que eu estou dizendo para você, mesmo que tenhas apenas três anos de idade, é que você tem uma voz. Você sabe o que é certo e o que é errado, e você pode usar sua voz para defender uma mudança… E neste momento várias pessoas pretas realmente precisam da sua voz”.

“Você pode escrever uma carta para mostrar o seu apoio. Você pode falar algo quando vir uma situação errada. Você pode perguntar para a sua família e amigos sobre o que mais pode ser feito para ajudar. Existem tantas maneiras de ajudar”, sugere Vera.

Apesar da fala da professora ser em inglês, vale mostrar o vídeo para o seu filho enquanto explica a mensagem principal. Que tal?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s