Continua após publicidade

Professora acha forma criativa de saber se os alunos estão lavando as mãos

A estadunidense decidiu carimbar as mãos das crianças para verificar se elas estão fazendo a higiene corretamente. O post viralizou - mas dividiu opiniões!

Por Flávia Antunes
Atualizado em 11 mar 2020, 16h27 - Publicado em 11 mar 2020, 16h26
 (Mrs. Woods 3rd Grade/Facebook)
Continua após publicidade

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma pandemia de coronavírus. A doença estava anteriormente no nível de epidemia, mas a nova classificação indica que a transmissão do COVID-19 está ocorrendo de forma simultânea em várias partes do mundo.

Tendo em vista este cenário e a alta taxa de propagação do vírus, uma professora teve uma ideia bastante criativa. A norte-americana, do estado de Missouri, decidiu carimbar as mãos de seus alunos para verificar se estão lavando as mãos corretamente – já que a higiene adequada com água e sabão é uma das formas de prevenir a contaminação pela doença.

A educadora da terceira série do ensino fundamental, Shauna Woods, postou seu “método” no Facebook e as imagens logo viralizaram. “Estamos dando o nosso melhor na sala 550 para manter distância dos germes. Os alunos tiveram suas mãos carimbadas nesta manhã. Se o carimbo tiver saído até o final do dia por terem lavado as mãos, eles receberão um prêmio. Estamos tentando”, escreveu ela.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao “Good Morning America”, a professora contou sobre o que motivou a sua ideia. “Nós sempre vivenciamos picos de doenças e ausências nesta época do ano por conta de diferentes vírus e do resfriado comum”, disse ela. “É fato que muitas crianças ficam em espaços pequenos, interagindo umas com as outras o dia inteiro. Elas compartilham muitas coisas, inclusive germes”, explicou.

Shauna contou que o experimento passou por um período de “teste”. No primeiro dia, como os pequenos sabiam que ganhariam um prêmio se o carimbo saísse das mãos, eles davam um jeito de tirar imediatamente. Mas, assim que as expectativas abaixaram, o processo se tornou uma rotina para os alunos.

Continua após a publicidade

“A partir daí, todas as manhãs eu carimbava as mãos dos estudantes. Eu checo o carimbo no final do dia e, se ele está desbotado ou desapareceu, as crianças ganham seus prêmios”, contou ela.

De acordo com a norte-americana, as crianças ficam muito preocupadas em voltar do recreio a tempo, e acabam esquecendo de lavar as mãos. “Providenciar um lembrete visual e um incentivo acabou estimulando os hábitos de higiene. Eu até entrei na brincadeira e carimbei minha própria mão para ser o exemplo positivo dos alunos”, concluiu Shauna.

Continua após a publicidade

A postagem de Shauna dividiu opiniões na internet. Apesar da repercussão positiva e do elogio de muitos pais, que falaram que pretendem copiar a ideia em casa, alguns comentários questionando a eficácia da estratégia também surgiram. “Quantas crianças você acha que lamberam suas mãos em vez de lavarem?”, escreveu uma usuária. “Será que o carimbo não transmite germes?”, escreveu outra.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.