Primeiro corte de cabelo do bebê: como passar por esse momento sem estresse

Crie um ambiente tranquilo e relaxado para realizar o primeiro corte do cabelo do seu beb~e

Por Redação Pais e Filhos
27 mar 2025, 07h00
cabelo-bebe
 (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Em algum momento, o cabelo do bebê precisará ser cortado. Embora não exista uma idade certa para isso, o primeiro corte pode ser um desafio para a criança. Muitos pequenos imaginam que o processo pode doer, o que gera insegurança e nervosismo.

O mais importante é passar confiança para o bebê nessa fase. Para ajudar a tornar esse momento mais tranquilo, é possível adotar algumas estratégias, como escolher o horário certo, um ambiente confortável e garantir que a criança esteja relaxada.

Escolha um momento em que o bebê esteja calmo

O corte pode ser feito após o banho, quando o bebê está mais relaxado. O momento de sono também influencia: tente escolher um horário em que ele esteja bem descansado para evitar irritações.

Além disso, não é necessário apressar o processo. Dar tempo para a criança se acostumar com a ideia do corte e evitar demonstrar ansiedade são atitudes que ajudam a tornar a experiência mais leve.

Deixe o bebê à vontade

Muitos pais ficam mais nervosos do que o próprio filho, o que pode aumentar a ansiedade do bebê. Para evitar esse desconforto, converse com a criança e explique que cortar o cabelo não dói. Se possível, faça com que ela veja outras pessoas cortando o cabelo antes, para que perceba que é um momento seguro.

Continua após a publicidade

Caso a criança tenha receio da tesoura, apresente os instrumentos usados no corte e mostre que são inofensivos. Brincar de cortar o cabelo de um boneco ou até mesmo dos pais pode ajudar a tornar o processo mais familiar.

Escolha o lugar certo

A escolha do local também faz diferença. Alguns salões são especializados no atendimento infantil e oferecem distrações para tornar a experiência mais agradável, como desenhos animados, brinquedos e até cadeiras temáticas.

Além disso, nesses espaços, os profissionais costumam ter mais experiência no atendimento a bebês e crianças, tornando o processo mais tranquilo. Antes de iniciar o corte, eles costumam interagir com os pequenos, brincar e pentear o cabelo, ajudando a criar um ambiente mais acolhedor.

Continua após a publicidade

Torne o momento especial

Para muitos pais, o primeiro corte de cabelo do bebê é uma lembrança importante. Alguns salões oferecem kits especiais, que incluem um álbum de fotos e uma mechinha do cabelo cortado. Outros registram as primeiras visitas para que os pais acompanhem o crescimento do cabelo da criança ao longo do tempo.

Independentemente do local ou da idade em que o corte aconteça, o importante é tornar esse momento positivo. Com paciência e algumas estratégias simples, é possível transformar o primeiro corte de cabelo em uma experiência tranquila e até divertida para o bebê.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.