“Não se desculpe por ser quem é”, diz mãe em carta para a filha

"Não mantenha o cabelo comprido para deixar outra pessoa feliz. Não sorria porque alguém te falou para sorrir", comentou a americana. Saiba mais!

Se tivesse que escrever uma carta para a sua filha, o que você diria? Toni Hammer é mãe de duas crianças: Levi, de 4 anos, e Lilian, de 5. Na última sexta-feira, 22, a americana publicou uma postagem que viralizou nas redes sociais. O texto foi feito para a pequena, que entrou no jardim de infância neste ano, e o fala sobre os valores que ela deve levar na bagagem durante a sua trajetória.

“Não se desculpe se alguém te der um empurrão. Não diga: ‘me desculpe por ser chata’. Você não é chata. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e que merece respeito”, ressalta a mamãe. Ela continua dizendo que, no futuro, quando a menina não quiser marcar um encontro com um companheiro, não deve ficar enrolando e ensina: “um simples ‘não, obrigada’ deve ser suficiente”.

Toni também aconselha a filha a não pensar muito quando for comer na frente de outras pessoas e jamais ter medo de ser julgada. Se tiver fome, ela deve se alimentar com o que tiver vontade e o quanto quiser. “Se você deseja uma pizza, não peça uma salada porque os outros estão por perto”, afirma a carta.

A americana ainda chama a atenção para outras questões importantes como o amor próprio, o perigo dos relacionamentos abusivos e as convenções sociais que reforçam o tempo todo o comportamento que as mulheres devem ter: “Não mantenha o cabelo comprido para deixar outra pessoa feliz. Não use um vestido se você não quiser. Não sorria porque alguém te falou para sorrir”.

No final da mensagem, ela comenta que a pequena não deve esconder as suas opiniões e, sim, se expressar para que seja realmente ouvida. “Não se desculpe por ser quem é. Seja corajosa, ousada e linda”, finaliza a mensagem.

Em aproximadamente uma semana, o conteúdo recebeu mais de 6 mil curtidas e foi compartilhado quase 5 mil vezes. Os comentários também estiveram presentes e muitos elogiaram a postura da mãe. “Eu amei ler o você disse. Você é MARAVILHOSA”, escreveu uma internauta.

Confira a postagem na íntegra:

“Para minha filha,

Não se desculpe quando alguém te der um empurrão.

Não diga ‘desculpe, sou chata’. Você não é uma chata. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e que merece respeito.

Não procure explicações para dar para um cara que você não quer sair. Você não deve a ninguém uma explicação. Um simples “não obrigado” deve ser suficiente.

Não pense demais no que você come na frente das pessoas. Se você está com fome, coma e coma o que deseja. Se você quer pizza, não peça uma salada apenas porque outras pessoas estão por perto. Peça a maldita pizza.

Não mantenha o cabelo comprido para deixar outra pessoa feliz.

Não use um vestido se você não quiser.

Não fique em casa porque você não tem ninguém para sair. Saia. Tenha experiências por si mesma e por você mesma.

Não segure suas lágrimas. Chorar significa que você está sentindo algo que precisa sair. Não é uma fraqueza. É ser humano.

Não sorria porque alguém te falou para sorrir.

Não tenha medo de rir de suas próprias piadas.

Não diga “sim” para ser educado. Diga “não” porque é a sua vida.

Não esconda suas opiniões. Fale e fale alto. Você deve ser ouvida.

Não se desculpe por ser quem você é. Seja corajosa, ousada e linda”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s