Melhor Livro Infantil: conheça os finalistas do Prêmio Jabuti 2023
A 65ª edição vai homenagear Pedro Bandeira e agraciar autores em diversas categorias. Conheça as obras destinadas ao público mirim que estão concorrendo!
No dia 5 de dezembro, o Prêmio Jabuti irá contemplar escritores, ilustradores, editores e outros em uma cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo. Esta, que é a mais tradicional premiação literária do Brasil, concedida pela Câmara Brasileira do Livro, vai homenagear, neste ano, Pedro Bandeira. Vale lembrar que o autor de clássicos infanto-juvenis foi, ele mesmo, vencedor com O Fantástico Mistério De Feiurinha em 1986!
Entre as diversas categorias do prêmio, está a de Melhor Livro Infantil, na qual concorrem cinco finalistas. Conheça, a seguir, quais são as obras que disputam o título – duas, inclusive, do mesmo autor!
"A espera", de Ilan Brenman. Editora Moderna
Livro com 32 páginas, indicado a partir de 3 anos. Ilustrado por Seta Gimeno. Sinopse: “O mundo parava quando a maçaneta da porta começava lentamente a se mexer. Dadá parecia uma estátua grega, com o corpo imóvel, apontando como uma flecha em direção ao local que traria o seu melhor amigo de volta”.
"Desligue e abra", Ilan Brenman. Editora Moderna
O livro tem 48 páginas e é recomendado a partir dos cinco anos. Ilustrado por Veridiana Scarpelli. Sinopse: “Neste livro, Ilan Brenman busca aproximar o leitor do livro que tem em mãos a partir de jogos e diálogos divertidos, fazendo-o esquecer do celular. Diante da profusão de aplicativos dos artefatos eletrônicos, essa obra nos lembra que desligar também é uma opção, procurando despertar os jovens leitores para a vida além da tela”.
"Doçura", de Anna Cunha. Tibi Livros
O livro tem 36 páginas e é recomendado a partir dos 2 anos. Ilustrado por Emília Nuñes. Sinopse: “Doçura é um livro-imagem que celebra a leitura em família, as mulheres e as professoras. A obra trata da importância da formação leitora na infância e destaca o afeto e a dedicação para a criação de uma nova geração de leitores”.
"O menino, o pai e a pinha", de Yuri de Francco. Ciranda na Escola
O livro tem 32 páginas e é recomendado a partir dos três anos. Ilustrado por Ionit Zilberman. Sinopse: “O menino desta história adora colecionar pinhas com o pai. Juntos, eles as encontram por todos os lados e assim criam uma relação muito linda. Certo dia, tudo muda completamente e, vejam só, por causa de uma das pinhas”.
“Voar na imaginação”, Celso Vicenzi. Arte Editora
O livro tem 56 páginas e é ilustrado por Andrea Honaiser. Sinopse: “Voar na Imaginação é alcançar a palavra em pleno voo, com trocadilhos e combinações que nos permitem pairar sobre o universo das aves que sobrevoam o céu do Brasil. Neste livro, Celso Vicenzi entrelaça 48 pássaros brasileiros numa história original, poética e bem-humorada. São nomes inventivos, bonitos, engraçados, líricos, com histórias que se combinam de uma maneira engenhosa e que vão estimular o conhecimento e provocar descobertas”.
O livro está temporariamente indisponível para compra.