Continua após publicidade

Melhor Livro Infantil: conheça os finalistas do Prêmio Jabuti 2023

A 65ª edição vai homenagear Pedro Bandeira e agraciar autores em diversas categorias. Conheça as obras destinadas ao público mirim que estão concorrendo!

Por Carla Leonardi
1 dez 2023, 11h15
Sobre fundo laranja e amarelo, cinco capas de livros infantis, coloridas e ilustradas.
 (Arte: Jessica Hradec/Divulgação)
Continua após publicidade

No dia 5 de dezembro, o Prêmio Jabuti irá contemplar escritores, ilustradores, editores e outros em uma cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo. Esta, que é a mais tradicional premiação literária do Brasil, concedida pela Câmara Brasileira do Livro, vai homenagear, neste ano, Pedro Bandeira. Vale lembrar que o autor de clássicos infanto-juvenis foi, ele mesmo, vencedor com O Fantástico Mistério De Feiurinha em 1986!

Entre as diversas categorias do prêmio, está a de Melhor Livro Infantil, na qual concorrem cinco finalistas. Conheça, a seguir, quais são as obras que disputam o título – duas, inclusive, do mesmo autor!

"A espera", de Ilan Brenman. Editora Moderna

Sobre fundo branco, a capa de um livro infantil de cor rosa escuro, com a ilustração de um cachorro pequeno e branco, sentado sobre um tapete rosa escuro. Com letras brancas, está escrito em cima "A espera"

Livro com 32 páginas, indicado a partir de 3 anos. Ilustrado por Seta Gimeno. Sinopse: “O mundo parava quando a maçaneta da porta começava lentamente a se mexer. Dadá parecia uma estátua grega, com o corpo imóvel, apontando como uma flecha em direção ao local que traria o seu melhor amigo de volta”.

"Desligue e abra", Ilan Brenman. Editora Moderna

Sobre fundo branco, capa branca com um ícone preto no centro, escrito "desliga e abra" em branco, no interior dele. Há o desenho de um botão, como se fosse de um aparelho eletrônico.

O livro tem 48 páginas e é recomendado a partir dos cinco anos. Ilustrado por Veridiana Scarpelli. Sinopse: “Neste livro, Ilan Brenman busca aproximar o leitor do livro que tem em mãos a partir de jogos e diálogos divertidos, fazendo-o esquecer do celular. Diante da profusão de aplicativos dos artefatos eletrônicos, essa obra nos lembra que desligar também é uma opção, procurando despertar os jovens leitores para a vida além da tela”.

"Doçura", de Anna Cunha. Tibi Livros

Sobre fundo branco, a capa do livro quadrado. Ela é amarela, tem a ilustração de uma mãe e uma filha abraçadas, ambas negras com as bochechas rosadas. Estão com um livro aberto e, dele, saem muitas flores. Está escrito "doçura" em branco na parte de cima.

O livro tem 36 páginas e é recomendado a partir dos 2 anos. Ilustrado por Emília Nuñes. Sinopse: “Doçura é um livro-imagem que celebra a leitura em família, as mulheres e as professoras. A obra trata da importância da formação leitora na infância e destaca o afeto e a dedicação para a criação de uma nova geração de leitores”.

Continua após a publicidade

"O menino, o pai e a pinha", de Yuri de Francco. Ciranda na Escola

Sobre fundo branco, capa quadrada muito colorida, com a ilustração de um pássaro branco e cinza com as asas abertas. Em cinza, está escrito "Voar na imaginação"

O livro tem 32 páginas e é recomendado a partir dos três anos. Ilustrado por Ionit Zilberman. Sinopse: “O menino desta história adora colecionar pinhas com o pai. Juntos, eles as encontram por todos os lados e assim criam uma relação muito linda. Certo dia, tudo muda completamente e, vejam só, por causa de uma das pinhas”.

“Voar na imaginação”, Celso Vicenzi. Arte Editora

 

Sobre fundo branco, capa quadrada muito colorida, com a ilustração de um pássaro branco e cinza com as asas abertas. Em cinza, está escrito
(Divulgação/Divulgação)

O livro tem 56 páginas e é ilustrado por Andrea Honaiser. Sinopse: “Voar na Imaginação é alcançar a palavra em pleno voo, com trocadilhos e combinações que nos permitem pairar sobre o universo das aves que sobrevoam o céu do Brasil. Neste livro, Celso Vicenzi entrelaça 48 pássaros brasileiros numa história original, poética e bem-humorada. São nomes inventivos, bonitos, engraçados, líricos, com histórias que se combinam de uma maneira engenhosa e que vão estimular o conhecimento e provocar descobertas”.

Continua após a publicidade

O livro está temporariamente indisponível para compra.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.