Mãe tem ideia genial para ajudar filhos a lidarem com emoções na pandemia

A canadense criou uma "cápsula do tempo" em formato de livro de atividades para as crianças preencherem. E o melhor: o conteúdo está todo disponível online!

Angústia, incerteza, ansiedade… A chegada do novo coronavírus alterou a rotina das famílias e trouxe consigo um mix de sentimentos, tanto para os adultos quanto para os baixinhos. Neste cenário desafiador, sabemos que expressar as emoções e incentivar o diálogo são ações importantes para manter a saúde mental dentro de casa – e foi justamente o que inspirou esta canadense.

Natalie Longe, da cidade de Alberta, no Canadá, é mãe de duas crianças e notou o quanto o isolamento social poderia ser esgotante emocionalmente. Em uma tentativa de ajudar os seus filhos – Olivia, de oito anos, e John, de três – a lidarem com o que sentiam, ela decidiu criar uma “cápsula do tempo” em forma de caderno de atividades.

O pequeno livrinho de 11 páginas recebeu o título de “Minha Cápsula do Tempo da Covid-19 de 2020” e foi disponibilizado online para download. O material é dividido didaticamente em partes para que os pequenos preencham ao longo do dia, como uma seção “Tudo Sobre Mim”, que inclui o nome, a idade e as preferências da criança, como comida e filme que mais gosta, e outra chamada “Ocasiões Especiais”, para que a pessoa liste como foram as datas comemorativas neste período.

“Ela está sendo utilizada como uma ferramenta para ajudar as crianças a falarem com seus pais neste momento, principalmente na página intitulada ‘Como Estou Me Sentindo'”, contou ao Good Morning America. “Eu nunca quis ganhar dinheiro com este recurso. Estamos todos nos esforçando e eu queria compartilhar algo positivo”, acrescentou ela.

 

Além de espaços para colorir e para entrevistar a família, talvez a proposta mais interessante do livro seja justamente a de convidar os baixinhos a colocarem em palavras (ou desenhos) como estão se sentindo durante a pandemia. Dentre os questionamentos, estão “o que eu aprendi com esta experiência”, “pelo que estou mais agradecido” e “as três coisas que estou mais animado para fazer quando isso acabar” – que incentiva as crianças a pensarem no futuro e terem motivos concretos para se apoiarem.

No site de Natalie, o conteúdo pode ser baixado em diferentes idiomas, como inglês, espanhol e francês. Ainda não há a opção de português, mas os pais podem facilmente adaptar reproduzindo manualmente as páginas ou escrevendo a tradução das tarefas depois de imprimir. E como o cuidado com a saúde mental é tema para toda a família, a canadense ainda criou uma versão das atividades para os adultos e outras “páginas bônus”, como “para novos pais”, “para professores” e “para aniversariantes”. Muita criatividade, né?

Depois de tanto sucesso, no domingo (26), a mãe compartilhou em suas redes um agradecimento pela repercussão positiva do projeto. “Há 3 semanas decidi compartilhar (gratuitamente) algumas páginas que criei para a minha família durante esta época surreal da História e nunca imaginei como seriam as últimas semanas!”, escreveu.

E o mais bacana da ideia é que a “cápsula do tempo” vira um registro muito importante, quase um retrato, da família neste momento tão histórico que estamos vivendo.

 (Juliana Pereira/Bebê.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s