Após perder filho, fotógrafa faz ensaio em homenagem a ele e emociona

A artista expressou seu luto e representou de maneira delicada o filho em retratos que materializam metáforas delicadas. Veja todas as fotos.

A fotógrafa inglesa Joanne Lewis estava pronta para comemorar a chegada do terceiro filho há quatro anos quando o pequeno morreu durante o parto. A perda deixou uma marca importante na mãe, que passou ainda por dois abortos disso.

“Todos que já perderam um filho sabem que não há como voltar a ser a pessoa que éramos antes disso”, escreveu a fotógrafa em seu site. Desde o ocorrido, ela pensava em como expressar seus sentimentos em um projeto sobre morte infantil e luto, até que, em 2019, a oportunidade chegou, ao ser convidada para participar do projeto The Travelling Dress.

A iniciativa reuniu 16 fotógrafas do Reino Unido para criar ensaios usando o mesmo vestido, da maneira como quisessem. Joanne aceitou e viu ali uma oportunidade perfeita para concretizar o sonho de transformar dor em arte.

 (Joanne Lewis/Reprodução)

Com o vestido, a fotógrafa criou um ensaio de fotos que representam a presença do filho que ela perdeu. As imagens usam efeitos especiais para imaginar o papel físico que o pequeno ocupa na vida da família, ao lado dos irmãos, por exemplo.

 (Joanne Lewis/Reprodução)

 (Joanne Lewis/Reprodução)

“Eu sei que morte e luto soam como temas mórbidos, mas queria criar imagens muito bonitas, que ajudem a quebrar o tabu sobre a morte”, escreveu Joanne. Ela espera que os cliques inspirem mais pessoas a dividirem seus relatos e, assim, se sentirem menos sozinhas e isoladas.

“Muitos pais me procuraram nos últimos anos para comentar sobre como estavam prontas para compartilhar suas próprias experiências sobre perda por conta da minha honestidade em falar sobre meu filho e o amor que sentíamos por ele”.

 (Joanne Lewis/Reprodução)

A artista anunciou em seu perfil pessoal que disponibilizará serviços fotográficos do tipo para famílias da Inglaterra que passaram por experiências semelhantes. Veja mais sobre o trabalho no perfil de Joanne no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s