A Lua Cheia vai testar seus limites: previsões da semana de 05 a 11/10
As previsões da semana de 05 a 11/10 indicam desafios para as relações

As previsões da semana de 05 a 11/10 indicam desafios para as relações. O céu, com aspectos tensos envolvendo planetas como Mercúrio e Vênus, terá o reforço de uma Lua Cheia na terça-feira (07), que tende a amplificar tudo.
Essa Lua Cheia vai ocorrer no eixo Libra-Áries e, dessa forma, apresenta um dilema entre duas necessidades opostas. De um lado, nossa sinceridade, individualidade e vontades e, do outro, a diplomacia e o cuidado com as necessidades das outras pessoas.
Tudo isso coincide com uma quadratura entre Mercúrio e Plutão, que amplia o risco de que fiquemos presos a pensamentos obsessivos e notícias mais intensas.
E, para completar, Vênus também forma oposição com Saturno, o que pode dar algum sabor amargo a algo que nos dá prazer.
Cadastre-se aqui para receber o Horóscopo do Dia no WhatsApp
Resumo das previsões da semana de 05 a 11/10:
- A partir de segunda-feira (06): Mercúrio ingressa em Escorpião
- A partir de terça-feira (07): Lua Cheia em Áries
- A partir de quinta-feira (09): Vênus em oposição a Saturno
- Até sexta-feira (10): Vênus em sextil com Júpiter
- Até sexta-feira (10): Mercúrio em quadratura com Plutão
Estes são os principais trânsitos das previsões da semana de 05 a 11/10. Em seguida, veja mais detalhes e descubra como fluir melhor nos próximos dias.
Lembre-se: esta é uma análise geral, válida para todas as pessoas. Mas você pode ver as previsões específicas para a sua vida. Para isso, basta acessar aqui seu Horóscopo Personalizado gratuitamente.
Mercúrio em Escorpião: mente investigativa
Na segunda-feira (06), Mercúrio ingressa no signo de Escorpião, onde permanecerá até 29 de outubro. Em Escorpião, o planeta que rege o intelecto, desperta uma mente investigativa, que não aceita respostas simples e superficiais.
Ou seja, é a hora perfeita para o aprofundamento, para irmos às causas e raízes. Nesta temporada, seremos capazes de perceber as entrelinhas, captar sinais sutis e descobrir verdades ocultas.
Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como aproveitar melhor esse período:
- engaje-se nos estudos e aguce a sua mente com leituras e pesquisas de assuntos que despertam seu interesse;
- consulte especialistas se algo precisa de uma atenção mais profunda;
- reserve tempo para ter conversas sem pressa e ouça atentamente o que o outro tem a dizer, evitando julgar.
Porém, esse trânsito também exige atenção. A comunicação pode ficar mais intensa e cortante, pois o emocional estará mais aflorado. Por isso, vale adotar alguns cuidados extras:
- reflita bem sobre o que você quer falar para os outros. Lembre-se de que as palavras podem ferir tanto quanto suas ações;
- se tiver de criticar alguém, procure fazer isso de forma construtiva, visando o aprimoramento da pessoa em questão;
- não seja carrasco de ninguém: use seu poder de análise como um agente de transformação, e não apenas para confrontar e expor a fraqueza dos outros.
Mercúrio, Plutão e o risco da obsessão
Até sexta-feira (10), Mercúrio em Escorpião forma uma quadratura (ângulo de tensão) com Plutão em Aquário. O ângulo exato ocorre na terça-feira (07), mas, em boa parte da semana, essa combinação tende a deixar o ambiente mais pesado.
Mercúrio em quadratura com Plutão faz com que as notícias – tema da esfera mercuriana – sejam mais intensas e graves, seja no coletivo ou na vida pessoal.
Assim, podemos esperar acontecimentos que tumultuam nossa vida ao longo desses dias. Por exemplo:
- problemas relacionados a algum parente ou amigo próximo;
- fofocas que chegam ao nosso conhecimento e perturbam nossa tranquilidade;
- alguma palavra mais invasiva vinda de alguém que não esperamos.
Desviando de pensamentos obsessivos
Há também o risco de ficarmos presos a pensamentos obsessivos. Sabe quando a gente perde o sono por alguma preocupação? Tipo: “Fulaninha disse tal coisa que me chateou”, ou “será que Beltrano está chateado comigo?” e por aí vai.
No entanto, esse comportamento é exaustivo e drena nossa energia num piscar de olhos. Por isso, muita atenção para os sinais! Se você perceber que caiu numa espiral obsessiva, respire fundo e procure levar sua mente para outro lugar.
Para isso, aqui vão algumas dicas de como lidar melhor com os desafios desse aspecto:
- Não procure chifre em cabeça de cavalo. Como nossa mente estará esbanjando uma tendência investigativa, é preciso ter cuidado para não inventar tramas que não existem. Em vez disso, atente-se ao que há de concreto e verificado.
- Experimente práticas de relaxamento ou meditação. Aqui no Personare nós temos uma playlist de meditação guiada que é uma ótima pedida para qualquer hora.
- Busque alguma distração. Programas de TV que tratam de investigação policial ou de mistérios a serem desvendados podem ser bons caminhos para dar vazão a essa necessidade. Só cuide para não ficar muito impressionável depois de assisti-los.
Enxergando a verdade oculta
Por fim, há um lado positivo dessa quadratura, quase terapêutico. Mercúrio com Plutão é o aspecto das verdades duras, mas necessárias. Se você precisa enxergar a verdade de alguma coisa difícil, agora é o momento.
Se você faz terapia, pode ser que, nesta semana, seu terapeuta coloque o dedo bem na sua ferida (terapia é para isso, né?). Para entender quem realmente somos, e isso inclui confrontar o que tentamos esconder e que só nos prejudica.
É desagradável, sem dúvida, quando a gente vê alguma coisa sombria ou que não está bem resolvida dentro de nós.
Mas desse caldeirão de emoções pode emergir a constatação de algo que precisa ser corrigido, e esse ser o estopim de um processo transformador ou de algum ponto final necessário.
Ajuda bem-vinda de Vênus/Júpiter
Felizmente, até sexta-feira (10), também está presente um aspecto planetário harmonioso que ajuda a suavizar o céu mais intenso. Vênus em Virgem forma um sextil com Júpiter em Câncer – o ângulo exato ocorre na quarta-feira (08).
Esse é um aspecto que traz leveza às interações sociais, numa energia de alegria e apoio mútuo. Afinal, Vênus em Virgem é o serviço e a colaboração, enquanto Júpiter em Câncer é a vontade de ajudar.
De maneira geral, essa energia pode se manifestar como:
- dar ou receber a ajuda de alguém;
- ter boas ideias para negócios ou novos investimentos dentro das necessidades das pessoas;
- encontrar soluções criativas para problemas, especialmente relacionados a beleza, estética e coisas práticas. Por exemplo, dar um novo uso para uma peça de roupa que estava encalhada no seu guarda-roupa;
- potencial de contatos que geram vendas e negócios, desde que estejam com preços bem atraentes.
Lua Cheia com desafios nas relações
Ampliando a densidade da semana, na terça-feira (07) tem início mais uma Lua Cheia. Quem acompanha nosso calendário lunar sabe que cada Lua Cheia lança efeitos por cerca de 14 dias, até a Lua Nova seguinte. E essa lunação traz um dilema e tanto.
Afinal, toda Lua Cheia se dá na oposição entre o Sol e a Lua. Desta vez, ocorrerá no eixo Libra-Áries (Sol em Libra, Lua em Áries). Então, há uma queda de braço entre a nossa vontade e as necessidades dos outros, e o desafio de equacionar esses dois polos.
Lua em Áries: o que eu quero, o que eu penso e o que eu preciso.
Sol em Libra: as relações e a conciliação que leva em conta as necessidades da outra pessoa.
A Lua em Áries desperta coragem, iniciativa e sinceridade, enquanto o Sol em Libra pede diplomacia. Mas não se pode confundir sinceridade com “sincericídio”. Por isso, o dilema posto é: falar tudo o que pensamos sem filtro ou pesar as palavras em nome da paz?
No mapa dessa Lua Cheia, o eixo das casas astrológicas da comunicação está ativado. Isso significa que conversas, trocas de ideias, negociações e até debates podem ganhar força. E iremos pensar especialmente nas relações e na individualidade nesta quinzena.
Além disso, a Lua Cheia também simboliza um momento de ápice, em que tudo toma proporções maiores.
Tendo em vista o cenário com pensamentos e comunicações mais agudas, trata-se de uma lunação que pode mexer muito com o nosso emocional, incluindo o nosso equilíbrio – tema libriano por excelência.
Por isso, entre os dois extremos, procure o caminho do meio, ou seja, tente expressar a sua verdade sem perder de vista a forma como o outro pode receber suas palavras.
Como esse trânsito se manifesta na SUA vida?
A Lua Cheia é um dos destaques das previsões da semana de 05 a 11/10. Como vimos, na Astrologia, cada Lua Cheia coincide com a oposição entre o Sol e a Lua, quando vistos da Terra.
Mas cada pessoa sente essa energia em diferentes áreas de nossas vidas. O que vai definir que área será ativada depende de onde o Sol e a Lua aparecem no Mapa Astral de cada uma.
Para saber qual é a área da sua vida que será ativada nos trânsitos desta semana, siga o passo a passo:
- Acesse aqui seu Horóscopo Personalizado gratuitamente.
- Faça login ou cadastre-se, preenchendo seus dados de nascimento.
- Então, procure nos trânsitos o de “Sol na Casa…” e o de “Lua na Casa…” Na imagem abaixo, por exemplo, a pessoa está com o Sol na Casa 1 e a Lua na Casa 6.
- Clique no trânsito para saber o que isso significa no seu momento atual.
Oposição Vênus/Saturno: trabalho x lazer
A partir de quinta-feira (09), Vênus em Virgem inicia uma oposição com Saturno em Peixes – o ângulo exato ocorre no sábado (11).
Esse é um aspecto que tende a gerar algum incômodo nas relações, incluindo as amorosas. Em uma semana em que nossa mente está obsessiva (Mercúrio/Plutão) e as emoções estão exageradas (Lua Cheia), qualquer coisinha pode fazer mais barulho do que deveria.
Como essa energia pode se manifestar:
- carência ou uma mágoa que afeta as relações;
- conflito interno entre trabalho e lazer (responsabilidades x prazer);
- dificuldade em equilibrar as duas necessidades;
- prazer prejudicado por algo desagradável.
Por exemplo:
- você vai a um evento (tudo a ver com Vênus) que estava muito a fim, mas as coisas não saem como você sonhava;
- o evento está ótimo, mas você não está se sentindo bem;
- você encontra alguém que não queria encontrar, com um(a) ex;
- algum parente faz um comentário que toca numa ferida aberta, com a qual você não quer lidar.
Com tanta coisa acontecendo nesta semana, não vai ser nada fácil manter a cordialidade nesses cenários.
Por isso, a dica é: respire e lide com maturidade com possíveis frustrações. Sabendo de antemão dessas tendências, você pode tentar desarmar o espírito e fazer o melhor possível.
Nesta semana de Lua Cheia, ancore-se nas suas habilidades sociais (Sol em Libra), mas também encontre espaço para respeitar a sua individualidade e suas necessidades pessoais (Lua em Áries).
Quer mergulhar ainda mais fundo nas previsões com acompanhamento premium? Entre para o Clube Personare, onde você tem acesso a conteúdos exclusivos, lives mensais com especialistas, exercícios práticos e ferramentas para acompanhar sua jornada de autoconhecimento dia após dia. Ingressos astrológicos têm vídeos especiais, para você entender a disposição geral deles e também como poderão funcionar no seu Mapa Astral.
Vanessa Tuleski
Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso “Alimentação e seu Mapa Astral” no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.
vanessatuleski@gmail.com