Continua após publicidade

7 atividades para as crianças entrarem no clima de Copa do Mundo

A família adora acompanhar o campeonato? Então confira algumas formas de animar as partidas por aí e, de quebra, apresentar alguns países aos pequenos!

Por Carla Leonardi
12 nov 2022, 10h00

Mais uma Copa do Mundo está chegando e, com ela, toda a euforia das crianças – muitas das quais vão ter, pela primeira vez, a experiência de torcer pelo Brasil na disputa que acontece de quatro em quatro anos. Para ajudar a tornar o momento ainda mais especial, que tal propor algumas atividades para a família entrar no clima de vez? Reunimos aqui sugestões que certamente vão animar os pequenos e criar boas memórias para o futuro. Escolha as suas preferidas e rumo ao Hexa!

1. Observar o mapa-múndi

A Copa é uma ótima oportunidade para falar sobre países e continentes. Você pode, por exemplo, usar um globo para mostrar ao seu filho onde eles ficam. Para tornar a experiência mais “mão na massa”, uma boa ideia é imprimir mapas para a criança colorir. Identificar as nações da América, Europa, África, Ásia e Oceania é uma forma lúdica de aproveitar o evento também para aprender.

2. Reconhecer as bandeiras

Esta é uma variação da atividade anterior, mas em vez de olhar para os mapas, o objetivo aqui é conhecer a bandeira de cada país. Mostrá-las na internet, fazer cartões para um jogo da memória ou até procurar as bandeiras conforme as seleções entram em campo, para reconhecê-las nas arquibancadas e no uniforme dos jogadores, são formas legais de ir além da partida.

Colorir mapa

Continua após a publicidade

3. Enfeitar a casa de verde e amarelo

Sim, o ambiente vai ficar um pouco caótico com a mistura da decoração de Natal com a da Copa, mas a verdade é que a diversão vai ser em dobro! Aproveite o momento para a criança fazer bandeirinhas, pendurá-las em algum lugar especial, produzir pompom para torcer pela Seleção… Aqui, vale soltar a criatividade, e isso os pequenos têm de sobra.

4. Apresentar comidas típicas

Que tal conquistar as crianças pelo estômago? Não precisa ser nada muito elaborado, mas ao longo da Copa, apresente algumas comidas típicas de certos países participantes. Embora a Itália – opção boa para a cozinha! – esteja fora da competição, você pode optar por um pastelzinho de nata para falar de Portugal, tacos quando o México entrar em campo, peixe frito com batata para torcer (ou não rs) para a Inglaterra, e assim por diante.

Pastel de nata
Pastel de nata, doce típico português (Joan Costa/Pexels)

5. Fazer um “bolão” 

Para as famílias com crianças maiorzinhas, um bolão também pode ser uma boa ideia. O objetivo, lógico, é se divertir e tentar acertar a posição de cada seleção na classificação final. O prêmio pode ser a escolha de um passeio, de uma comida gostosa, de uma brincadeira… 

6. Conversar sobre copas passadas

Você se lembra da conquista do pentacampeonato? E do tetra? As crianças adoram conhecer as lembranças dos pais e saber que eles também já foram pequenos. Conte um pouco do que você viveu e até de como se frustrou quando o Brasil foi eliminado nos últimos anos, explicando que isso pode acontecer. Se tiver fotos da infância torcendo, melhor ainda! Vale até aproveitar registros disponíveis na internet para mostrar imagens antigas.

Galvão Bueno grita: Acabou! (Copa 94)

7. Confeccionar acessórios

Quem aí nunca pintou as unhas de verde e amarelo para torcer pelo Brasil? Fazer acessórios com miçangas, como pulseiras, anéis e até colarzinhos, é uma excelente atividade para a coordenação motora fina e ainda vai encher a torcida de estilo! Personalizar roupas e até colorir camisetas do zero também são propostas que as crianças costumam adorar.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade