Continua após publicidade

4 momentos com a criança em que o adulto deveria ficar em silêncio

Algumas vivências da relação entre pais e filhos precisam de "menos barulho", explica a psicóloga Nanda Perim em um vídeo nas redes sociais

Por Juliana Costa
10 nov 2023, 10h39
Filho-conversando-com-a-mãe
 (Catherine Falls Commercial/Getty Images)
Continua após publicidade

A interação e o diálogo com a criança são fundamentais. Há, porém, situações em que o adulto deveria respirar, manter a calma e até se calar – o que não tem a ver com ignorar o pequeno e, sim, com respeitá-lo. E é justamente sobre isso que a psicóloga Nanda Perim, conhecida nas redes sociais como PsiMama (@psimamaa), fala em um vídeo recente compartilhado em seu Instagram.

A especialista listou 4 momentos com os filhos em que é melhor o adulto ficar em silêncio. Veja a seguir quais são eles.

1. Quando sua criança está falando como se sente

Ouvir, compreender e validar o sentimento de um filho é algo extremamente importante para o desenvolvimento dele como ser humano. Nessa hora, o melhor é apenas escutar, diz Nanda.

2. Quando sua criança está tendo uma explosão de emoções

Isso vale, por exemplo, para as situações chamadas de “birra“, que se caracterizam justamente por uma imaturidade e pela falta de controle para lidar com as emoções. “Ao invés de falar alguma coisa, acolha ou se coloque disponível para acolher. Às vezes, a criança quer um abraço, às vezes quer espaço. Mas você precisa deixar claro com seu corpo, com sua linguagem corporal, que está ali disponível”, sugere.

Mulher-encostada-na-janela
(Slavica/Getty Images)

3. Quando você está sentindo raiva, frustração

Adultos, óbvio, se desestabilizam – e muitas vezes acabaram descontando o sentimento de insatisfação na criança. “Você também está tendo uma explosão de emoções e não dá conta de ser respeitoso com ela. É melhor se retirar, se acalmar e ficar em silêncio“, afirma a especialista.

4. Quando estiver em um daqueles momentos deliciosos com a criança

“Respire profundamente. Fique em silêncio, curta e guarde num potinho dentro de você”, recomenda Nanda, que também é mãe de duas crianças, sobre aquelas vivências tão especiais e únicas entre pais e filhos.

Assista ao vídeo completo:

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nanda Perim | PsiMama® (@psimamaa)

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.