10 nomes de bebê inspirados em cantores da MPB
Tem uma criança chegando e a família ainda não decidiu como chamá-la? A lista de opções da vez é baseada em ícones da Música Popular Brasileira. Que tal?
Nomes fortes, cheios de significado e que ainda trazem consigo toda a alegria da Música Popular Brasileira. Para os papais e mamães que têm uma criança a caminho e que ainda estão pensando em como chamá-la, reunimos aqui inspirações e derivações de grandes nomes da MPB. Desde os curtinhos e cheios de charme, como Ben e Tim, aos clássicos, como Clara e Francisco – há opções para todos os gostos!
Confira, a seguir, 10 ideias de nome para o bebê e seus respectivos significados para que o novo membro venha repleto de musicalidade para divertir a família!
Ben
A sugestão de apenas três letras é inspirada em Jorge Ben Jor, um dos maiores músicos do Brasil, cuja voz interpretando País Tropical é inconfundível. Em sua raiz hebraica, significa “filho” – “Ben” era usado como nome do meio para indicar a descendência de uma determinada pessoa. Além desse significado literal, trata-se de uma escolha moderna e muito graciosa.
Elis
A pimentinha da MPB, Elis Regina marcou gerações com suas personalidade forte e sua potência vocal, e ainda é uma das principais estrelas da cena musical brasileira. O nome traz como significado “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”. Sua origem tem diversas possibilidades, entre elas, a derivação feminina de Elias, nome vindo do hebraico que significa “o Senhor é o meu Deus”.
Caetano
Filho de dona Canô, o baiano Caetano Veloso arrebata fãs mundo afora. O nome tem origem latina, Caietanu, que quer dizer “natural de Gaeta”, uma cidade hoje italiana. Essa nomenclatura, cujo apelido mais comum é “Caê”, indica uma pessoa inteligente e atraente. Bela escolha para o pequeno que vem por aí!
Gal
Essa é mais uma opção de sílaba única e cheia de personalidade. Inspirada em Gal Costa, nome artístico de uma das maiores cantoras da MPB, significa “moça”, já que é uma alteração informal do inglês “girl”. Em geral, “Gal” é diminutivo de outros nomes, mas nada impede que a bebezinha por aí venha repleta de autenticidade.
Tom
Com diferentes possibilidades de origem, esse nome traz a alegria e a simpatia como principais traços de personalidade – para quem quer que o bebê já nasça com jeito de artista, né? Inspirado em Tom Zé e em Milton Nascimento, ainda remete a alguém que valoriza o amor e a família.
Nara
Também com origens múltiplas, o nome que ficou conhecido pela cantora e compositora Nara Leão tem como um de seus significados “a que está mais próxima”. Embora forte, indica uma pessoa tranquila e harmoniosa, que se sente bem com os amigos e a família.
Francisco
Opção clássica e muito presente no Brasil, Francisco – representado na MPB por Chico Buarque – tem raiz latina, Franciscus, e deriva do germânico Frank (“franco” e “livre”). Para famílias devotas, está ligado a São Francisco de Assis, conhecido por renunciar aos bens materiais e se dedicar aos mais pobres, sendo canonizado após a morte.
Bethânia
Irmã de Caetano Veloso, Maria Bethânia é dona de uma das mais belas vozes do país. Seu segundo nome tem origem hebraica e pode significar “casa”. Pouco comum nos dias atuais, certamente é uma escolha que vai trazer individualidade para a pequena.
Tim
Inspirado no nome artístico Tim Maia, é, no inglês, diminutivo de Timothy, “aquele que honra a Deus”. Além disso, indica a busca por perfeição e aponta a arte como um dom natural. No Brasil, aparece usualmente como apelido de Valentim, mas a versão curtinha também é uma opção cheia de charme para o bebê.
Clara
Representado por Clara Nunes, o nome, que vem do latim Clarus, tem como significado literal “brilhante”, “luminosa”. Muito usado em nomes compostos, como Maria Clara e Ana Clara, também está presente na religiosidade com Santa Clara de Assis. Um clássico e que traz consigo simplicidade e beleza.