Dá para tratar?
Está notando a dilatação dos vasinhos ao longo dos meses da gravidez? Se as varizes forem indolores e o incômodo apenas estético, o melhor é esperar, porque durante a gestação os tratamentos medicamentosos devem ser evitados, como alerta o Dr. Matheus.
“Após o final da gestação, alguns sintomas tendem a se equilibrar e pode ser que os vasos voltem a um calibre menor. Mas se houver a persistência dos sinais, a mulher deve procurar a atenção especializada de um cirurgião vascular ou angiologista e poderão ser propostas cirurgias para as varizes ou tratamento com escleroterapia dos vasinhos, se a preocupação for com a aparência”, completa ele.
No período de aleitamento, de todo modo, o recomendado é se consultar com o pediatra para que ele diga quando o procedimento está liberado – ou seja, se tudo bem fazê-lo enquanto amamenta ou se apenas depois que a criança desmamar.
Já se o desconforto for grande durante a gestação e as dicas que citamos não surtirem efeitos, pode ser interessante marcar uma consulta com o obstetra ou com a dermatologista, para que os profissionais indiquem produtos não prejudiciais para a mãe e o bebê.
“Existe a diosmina, que é uma substância que pode ser usada durante a gestação quando há um quadro grave de varizes. Ela melhora a circulação, ajudando na questão dos sintomas”, aponta a Dra. Mariana. Vale ressaltar que é preciso de indicação médica para usar o fármaco, ok? Nada de se automedicar.
Continua após a publicidade
A dermatologista Dra. Regislaine Souza Miquelin adiciona mais algumas opções seguras para as grávidas nessa situação. “Para amenizar o desconforto e aparência das varizes já instaladas, pode ser feito o uso de hidratantes que melhoram a hidratação da pele, como os que possuem componentes como Pycnogenol, Centella Asiática, Castanha da Índia, Calêndula e Mentol, que ainda por cima são relaxantes”, diz. “O único cuidado que não podem ser usados os que apresentem na composição ureia acima de 3% e ácido salicílico acima de 2%”, acrescenta.
Mas se a mulher já apresenta um caso de varizes mais desenvolvido antes mesmo de receber a notícia de que terá um filho, os médicos concordam que o mais seguro é realizar o tratamento antes de engravidar. “Tanto para o próprio conforto da grávida durante o período gestacional quanto para evitar riscos de situações de urgência, como sangramento das varizes no decorrer da gestação”, conclui o Dr. Eduardo.