Como fazer um slime em casa sem correr riscos
Para incentivar o desenvolvimento motor e a curiosidade das crianças, separamos algumas formas seguras para fazer essa gosma em casa
Amoeba, geleca, flubber ou slime, a massinha pegajosa e elástica foi sucesso de vendas no início de 2018, o que levou ao surgimento de várias receitas caseiras. A maioria das fórmulas indicava uma mistura de cola branca, bórax, espuma de barbear e água, o que pode parecer inofensivo no início, mas que traz risco à saúde.
Apesar da cola líquida branca ter grande parte da composição de água, também tem uma parcela pequena de acetato de polivinila (PVAc), um termoplástico, que não apresenta grandes riscos através do contato com a pele. Porém, se algum vapor da substância for inalado, pode causar irritação nas mucosas. O Boráx, nome popular do borato de sódio, é muito utilizado em produtos de limpeza, mas costuma ter riscos apenas se for ingerido em grandes quantidades.
Para evitar o risco de algum tipo de contaminação por ingestão ou inalação dessas substâncias, começaram a surgir algumas receitas ecológicas e sem substâncias que apresentem risco.
Como fazer slime caseiro e sem toxinas?
Tentando se aproximar da viscosidade do slime original, a maioria das receitas caseiras e ecológicas levam água e algum agente sólido para alcançar a textura desejada. Algumas pessoas colocam corante alimentício para deixar a geleca mais interessante aos olhos das crianças.
Veja aqui algumas sugestões de slime caseiro sem bórax e cola:
Slime de farinha de milho
Você vai precisar de água, farinha, um copo, um pote e o corante alimentício fica a critério de cada um. Separe a farinha no pote e vá adicionando a água aos poucos, sem deixar de mexer. É provável que nas primeiras mexidas a massa fique quebradiça, então vá adicionando a água até que o aspecto fique conforme o desejado. Se quiser fazer a massinha colorida, antes de tudo, misture a água e o corante até ficar bem diluído.
Slime de chia
Você vai precisar de:
- ¼ de xícara de sementes de chia
- 1 xícara de água
- 4 xícaras de amido de milho
- Duas tigelas de tamanhos diferentes
- Corante a gosto
Adicione a chia e a água num dos recipientes, coloque na geladeira e deixe repousar durante a noite. Vá adicionando o amido de milho até atingir a consistência desejada. Para fazer o slime colorido, adicione o corante na água antes de realizar a primeira etapa.
Slime de linhaça
Você vai precisar de:
- ¼ de xícara de linhaça
- ½ xícara de água
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Uma panela
Essa aqui a criança vai precisar de auxílio de um adulto para fazer, já que envolve interação com o fogão. Na panela, misture a água e o amido, adicione linhaça e aqueça em fogo médio por um dois minutos e deixe esfriar. Repita o processo até ficar espesso. Reserve durante a noite na geladeira e está pronto o slime! Caso queira uma mais densa, adicione mais amido de milho.
Todas essas receitas podem ganhar elementos decorativos para deixar mais atrativo às crianças, como glitter ecológico, sementes e corantes.