8 dicas de decoração inspiradas no método Montessori

Confira algumas sugestões para deixar o quarto do seu bebê pronto para ajudar no desenvolvimento dele!

Por Carla Leonardi (colaboradora)
30 jan 2017, 17h06
 (Reprodução/Pinterest)
Continua após publicidade

Logo que se descobre grávida, uma enxurrada de preocupações parece tomar conta da futura mamãe. A saúde do bebê, o nome que ele vai ter, o tipo de educação que vai receber… Mas há outras questões mais concretas que precisam ser feitas com um pouquinho de antecedência, como a decoração do quarto do pequeno. E o que não faltam são opções lindas para deixar mães e pais perdidos na escolha. Para ajudar nessa decisão, elencamos 8 sugestões inspiradas no método Montessori – um conjunto de teorias e práticas desenvolvidas pela médica e educadora Maria Montessori, que acreditava na importância de um ambiente capaz de permitir a livre expressão dos pequenos. Confira as dicas e mãos à obra!

1. Cama baixinha
Com o colchão rente ao chão – em cima de um estrado ou não – a cama mais baixa é uma das principais características de quartos inspirados no método Montessori. A ideia é substituir o tradicional berço, proporcionando mais autonomia para a criança, sobretudo quando ela começa a engatinhar. E se a ideia de ver seu bebê tão próximo ao chão gera algum incômodo, uma boa ideia é lançar mão de um tapete logo ao lado ou embaixo da cama.

2. À altura deles
O mobiliário do quarto deve ser pensado a partir do ponto de vista dos pequenos. Isso significa que é importante planejar bem a disposição dos móveis, para que eles fiquem na altura da criança, facilitando o acesso a brinquedos e livros. Prateleiras, nichos e caixas ao alcance dos pequenos fazem toda a diferença, pois além de dar mais autonomia, ainda favorecem a noção de organização após as brincadeiras.

Continua após a publicidade

https://www.instagram.com/p/BKQF-oRg-Jr/

3. Espelhos
Olhar o próprio reflexo também é uma forma de se desenvolver. Por isso, outra característica da decoração montessoriana é o uso de um espelho na altura da criança. Enquanto o bebê só engatinha, recomenda-se deixar o espelho na horizontal e só mudá-lo para a vertical quando o pequeno ensaiar os primeiros passinhos. É importante fixar o espelho de acrílico muito bem à parede, para evitar acidentes.

https://www.instagram.com/p/BLYo3KVALNY/

Continua após a publicidade

4. Decoração minimalista
A ideia aqui é criar um ambiente com pouca informação, para que o bebê se concentre nos poucos elementos do quarto. Então, a sugestão é evitar muitos adornos, escolhendo brinquedos e livros específicos para ficarem disponíveis nas prateleiras, trocando-os conforme o tempo e a idade da criança.

https://www.instagram.com/p/BKTPmmZAfEb/

View this post on Instagram

💛💜💗💚💙❤️

A post shared by Quartinho Amado (@quartinhoamado) on

Continua após a publicidade

5. Escolhendo as roupas
Outra forma de incentivar o desenvolvimento do seu filho é encorajá-lo a escolher as próprias roupas e a tentar se vestir sozinho. Certamente, isso leva tempo, mas é só a prática que vai ajudar na coordenação motora dele. Para ajudar, uma dica é ter no quarto um móvel baixo ou um cabideiro, onde você possa pendurar algumas peças de roupas como opção para ele escolher, bem como sapatos e alguns acessórios.

View this post on Instagram

Amorzinho de cantinho 💙

A post shared by Quartinho Amado (@quartinhoamado) on

6. Cantinho de leitura
Oferecer livros aos pequenos e incentivá-los a se interessar pela leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil. Desde os primeiros meses de vida, você pode ler para o seu bebê, mostrando a ele as imagens e usando todos aqueles recursos que costumam fazer parte das obras para crianças – sons, texturas, cores… Para organizar e tornar o acesso mais fácil, uma boa ideia é destinar prateleiras ou cestos especificamente para esse fim. Seguindo o padrão, vale posicioná-los em uma altura adequada ao pequeno e trocar os livros conforme o tempo passa.

Continua após a publicidade

https://www.instagram.com/p/BLlyR31ATzV/

7. Decoração à vista
Assim como o espelho, os brinquedos e os móveis, os poucos itens de decoração também devem ficar à altura dos olhos da criança, como quadrinhos, adesivos e enfeites, por exemplo. Isso também estimula os pequenos.

View this post on Instagram

Que amor!! 😍

A post shared by Quartinho Amado (@quartinhoamado) on

Continua após a publicidade

8. Ajudando na movimentação
Instalar uma barra horizontal na parede – assim como uma barra de balé em miniatura, mas numa altura bem mais baixa – ajuda a criança a ficar em pé e a se movimentar sem a ajuda dos pais, contribuindo para a coordenação motora e, consequentemente, para a sua autonomia. Se for instalada em frente ao espelho, estimula ainda mais o conhecimento do próprio corpo.

https://www.instagram.com/p/BEPERefgFy9/

https://www.instagram.com/p/BLljTX_hjek/

 

Consultoria: Manoela Lustosa, formada pela Belas Artes de São Paulo, especializada em arquitetura residencial e comercial / www.manoelalustosa.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.