5 maneiras de fazer seu bebê parar de chorar

Dicas práticas para os pais acalmarem os bebês e amenizar o choro

Por Redação Pais e Filhos
3 Maio 2025, 17h00
Entendendo o choro excessivo e a necessidade de colo nos bebês aos 6 meses
 (Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

O choro de um bebê é uma das primeiras formas de comunicação que eles têm com os pais, mas isso não torna o momento menos desafiador. Às vezes, mesmo com fralda trocada, comida na hora certa ou um abraço reconfortante, o choro persiste. Para os pais de primeira viagem, identificar o motivo do choro pode ser um desafio, gerando frustração e até mesmo a sensação de estar falhando.

Felizmente, com o tempo, você aprenderá a entender e responder de maneira mais eficaz ao choro do seu bebê. Mas, enquanto isso, existem algumas estratégias que podem ajudar a acalmar o choro e aliviar o estresse. Confira cinco maneiras simples e eficazes de ajudar a tranquilizar seu filho:

1) Balance o bebê e faça sons

Balançar suavemente o bebê nos braços, de um lado para o outro, tem um efeito calmante. Estudos demonstram que esse movimento ativa o sistema nervoso do bebê, ajudando a reduzir a ansiedade e a relaxar os músculos. Além disso, a sua voz, ao falar ou cantar, serve de distração, tirando o foco do choro e trazendo conforto.

2) Cante músicas

Não se limite às tradicionais canções de ninar. A música tem um poder incrível de acalmar o sistema nervoso do bebê. Experimente cantar diferentes estilos, desde pop até reggae ou rock. O bebê, ao se acostumar com os diferentes ritmos, poderá até preferir alguns sons específicos. Porém, cuidado com o volume para não incomodar os ouvidos sensíveis da criança.

3) Mostre a ele como é se ouvir

Uma técnica inusitada, mas eficaz, é gravar o som do seu bebê chorando e, em seguida, reproduzi-lo para ele. O bebê, ao ouvir o próprio choro, pode se distrair e parar de chorar. Muitas vezes, os pequenos ficam tão focados no som que não percebem que o motivo do choro já foi resolvido, como uma fralda trocada ou um desconforto aliviado.

Continua após a publicidade

4) Desligue as luzes

O ambiente em que o bebê está pode influenciar diretamente no seu estado emocional. Colocar o bebê em um quarto escuro e silencioso pode ser um dos métodos mais eficazes para acalmá-lo. O ambiente em que o bebê estava antes de nascer era silencioso e sem muita luz, por isso, um espaço mais tranquilo pode trazer mais conforto e sensação de segurança.

5) Mude de cenário

Se o choro não parar, tente levar seu bebê para outro ambiente. O simples fato de mudar de lugar pode ajudá-lo a se distrair e acalmar. O novo ambiente pode despertar o interesse do bebê, o que pode ser o suficiente para interromper o choro e aliviar o estresse de ambos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.