Nomes fortes e icônicos
para meninas

Joana, Frida, Clarice... Quem sabe a bebê não carrega consigo a personalidade poderosa destas mulheres, né? 

10

por Flávia Antunes

1

Joana deriva do hebraico e significa “Deus é misericordioso” e fica ainda mais poderoso por remeter à figura da Joana D’arc, heroína francesa que garantiu importantes vitórias durante a Guerra dos Cem Anos e uma personalidades femininas mais conhecidas da história.

Joana

2

Frida Kahlo é uma pintora mexicana e uma das precursoras do movimento feminista. Libertária e dona de obras marcantes, ela enaltecia a cultura de seu país, mas sempre com um olhar crítico. De origem germânica, significa “a pacífica” ou “aquela que traz paz”.

Frida

3

“O jeito mais eficiente de fazer algo é fazendo”. Quem disse essa frase famosa foi Amelia Earhart, pioneira na aviação nos Estados Unidos e primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. O nome pode ser traduzido como “trabalhadora” ou “ativa”.

Amelia

4

O 31° nome mais registrado no ano de 2019 tem origem latina e pode ser traduzido como “vigorosa” ou “cheia de disposição ou saúde”. O nome é ainda mais icônico pela associação com a russa Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço. 

Valentina

5

A escritora e jornalista Clarice Lispector é uma das maiores figuras da literatura nacional e autora de obras muito ricas.. O nome próprio em si é derivado do latim “Claritia”, usado para mulheres destinadas à fama e
à popularidade.

Clarice

6

Os fãs de jazz certamente conhecem Ella Fitzgerald. A cantora fez sucesso na década de 40, mas seus 60 anos de carreira a consolidaram como uma lenda em todo o mundo.  O nome inglês significa algo como “luz brilhante”. 

Ella

7

Eleanor Roosevelt foi uma grande ativista pelos direitos humanos, que ocupou o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos por doze anos. De origem francesa, o nome significa algo como “aquela que reluz” ou “iluminada”. 

Eleanor

8

Dandara dos Palmares foi uma importante líder militar brasileira, que lutou corajosamente pela libertação dos escravos no país. Seu nome quer dizer “princesa guerreira” ou “princesa negra”.

Dandara

9

Nina Simone é o nome artístico da conhecida pianista, cantora e compositora norte-americana, que também teve papel representativo na luta pelos direitos civis dos negros. O curtinho vem do espanhol, e significa “garota graciosa”.

Nina

10

Conhecida como "Lady Di", Diana Spencer foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, e se tornou um verdadeiro símbolo na realeza britânica, principalmente por ter rompido com protocolos antigos. E o significado de seu nome reluz sua personalidade: “divina”.

Diana

Leia mais matérias em nosso site