De fácil pronúncia, os nomes com duas sílabas trazem significados marcantes. Vem menino por aí? Então já sabe!
Se na década de 90 os nomes mais longos estavam na moda, agora é a vez dos curtinhos! Com no máximo duas sílabas, eles são fáceis de pronunciar e escrever, e trazem consigo significados emblemáticos. Confira nossa seleção de nomes curtos, modernos e simbólicos para o bebê.
O nome indiano vem ganhando muito destaque – e não à toa! O termo curtinho vem do hindi e tem um significado super representativo: “benevolente” ou “deus sol”. Por ser associado ao sol, o nome carrega também outras virtudes, como a luz e o conhecimento.
Noah é daqueles nomes delicados, de fácil pronúncia e que traz leveza em seu significado. Derivado do hebraico “noach”, quer dizer “conforto” e “descanso”. É comum na língua inglesa e tem “Noé” como seu equivalente português, que remete ao personagem bíblico do dilúvio.
Os nomes com final “el” estão em alta (como “Rael” e “Abel). Existem algumas possibilidades de significado. A mais conhecida aponta que ele teria surgido de um termo bretão, traduzido como “belo” ou “generoso”.
Você sabia que Enzo Gabriel foi o nome mais registrado nos cartórios brasileiros por dois anos consecutivos? O hit Enzo é a forma italiana de Henrique, que significa algo como “o senhor da fortaleza” ou “o senhor do lar”. Poderoso, hein?
Muitas origens são associadas à este nome. Ele significa “leão” em albanês, mas também pode vir de uma raiz germânica para “guerreiro”. Há quem diga ainda que pode ser o masculino de Luana, que equivale a “tranquilo”, ou então que derive de Luna, que é “lua” em latim.
Começando com “I” ou com “Y”, Yuri é considerado a forma russa do nome “Jorge”, que por sua vez vem do grego e significa “agricultor”. Além disso, o termo ganha um significado especial quando consultamos o hebraico “Uri”, que quer dizer “luz de Deus”, ou a palavra japonesa, associada à “lírio”.
A versão francesa do nome Henrique é uma opção super delicada. O termo deriva da palavra germânica “Heimerich” que, ao analisar sua composição, chegamos em algo como “senhor do lar”. Curiosidade: o nome foi bastante comum entre a realeza.
Se a ideia for escolher um nome tipicamente brasileiro, Cauã é uma ótima opção! De origem tupi, ele significa “gavião” e é como os índios desta tribo chamavam todas as aves de rapina da família do falcão. No Brasil, o nome também é escrito como “Cauan”, “Kauã” e “Kauan”.
“Sempre poderoso” ou “sempre rei” são os principais significados deste nome de origem escandinava. E olha que coincidência: Erik, sua variação, é tão popular entre a realeza da Escandinávia que já foi o nome de doze reis, se juntarmos Suécia, Dinamarca e Noruega.
Segundo a Bíblia, Levi é um dos 12 filhos de Jacó e de uma das 12 tribos de Israel. Para além da menção religiosa, o nome traz também o significado de “unido” ou “ligado”, tradução da palavra hebraica “Lewi”.