5 exercícios para aliviar as dores nas costas na gravidez 

 Especialistas indicam alongamentos
para fortalecer a musculatura da lombar, região que as gestantes se queixam com frequência de dor.

por Alice Arnoldi

Acompanhar o crescimento da barriga pode ser um dos momentos mais preciosos da gravidez, mas também resultado de novas dores. Entre elas, a mais frequente é na lombar, e há explicações médicas para isso..

"O desconforto ocorre pela mudança do centro de gravidade. Quando a barriga começa a crescer, o peso vai pra frente e, para compensar, a coluna tenta "arrumar" trazendo-o pra trás, o que causa estresse na musculatura lombar", explica a obstetra Karen Rocha De Pauw.

Só que a prática de qualquer exercício físico, ainda que de baixo impacto, precisa do aval médico. Se este é o seu caso, listamos seis atividades recomendados por fisioterapeutas que podem amenizar a dor nas costas ao fortalecerem a musculatura da região.

1

Com uma almofada embaixo dos quadris para dar conforto, sente de pernas cruzadas. Em seguida, inspire e incline o corpo para uma das laterais, deixando com que o braço de baixo toque o solo e o outro passe por cima da cabeça, alongando a lateral.

Alongamento da sereia

A frouxidão dos ligamentos por conta da ação de hormônios, como a relaxina, também pode causar dor. "Isso exige mais ação dos músculos para dar estabilidade às articulações do quadril e coluna", diz Tamires Ribeiro de Araújo, fisioterapeuta da Beneficência Portuguesa (BP).

Fique em quatro apoios no chão, com as mãos alinhadas aos ombros e os joelhos abaixo dos quadris. Ao inspirar, arredonde a coluna, respeitando os limites do próprio corpo. E na expiração volte à posição inicial. Repita dez vezes.

2

Alongamento
 do gato

Sente em um colchonete e estique as pernas, mantendo-as afastadas e a postura ereta. Inspire crescendo a coluna, expire arredondando as costas e levando o tronco e braços para frente. Retorne para a posição inicial e repita dez vezes.

Alongamento da coluna (Spine Stretch)

3

As fisioterapeutas Fernanda Lourenço Giannella e Daniella Alves Machado, da clínica Viva em Equilíbrio, orientam que gestantes não se esqueçam de fazer pausas no trabalho. O ideal é colocar as pernas para o alto para melhorar a circulação e o inchaço e, claro, se alongar. 

De barriga para cima, coloque os braços ao lado do corpo. Dobre os joelhos e apoie os pés no chão. Levante quadril até que se abra um espaço embaixo das costas e se forme uma linha reta com os joelhos. Faça duas séries de 10 vezes, pausando para descansar.

4

Exercício
 de ponte

5

Simule que vai sentar na cadeira levando o quadril para trás. Evite que os joelhos ultrapassem a linha do pé para proteção da patela. Ao sentir que encostou na cadeira, levante voltando à posição inicial. Repita duas séries de 10 vezes, com intervalo.

Exercícios
 de sentar 

Os exercícios devem ser feitos com liberação médica e tendem a surtir efeito para dores leves. Diante de sinais como dor persistente, noturna ou em repouso, alteração de força e sensibilidade nos membros, trauma, e perda de peso significativa, procure seu obstetra. 

Leia a matéria completa no site

Visite o site