Saúde da mulher: as doenças que você pode prevenir ao amamentar

Reunimos estudos e conversamos com especialistas para conhecer os principais benefícios que a amamentação garante às mulheres.

Por Luiza Monteiro Atualizado em 3 fev 2017, 16h53 - Publicado em 19 jul 2016, 18h44

A maioria das grávidas e das mães de crianças pequenas já está cansada de ouvir que a amamentação deve ser feita de forma exclusiva nos primeiros 6 meses de vida dos bebês e complementada por outros alimentos até os 2 anos de idade ou mais. E não se trata de crendice popular, não – é a Organização Mundial da Saúde (OMS) quem prega essa recomendação.

Não é para menos: vários estudos já demonstraram que o aleitamento materno é capaz de afastar uma série de doenças nos pequenos. Câncer, diarreia, obesidade e problemas cardiovasculares são alguns dos males que uma criança que mamou no peito tem menos risco de desenvolver. Mas sabia que a saúde da mãe também sai ganhando quando ela dá de mamar para o filho? Pesquisas apontam que, ao amamentar, a mulher reduz a probabilidade de ter, por exemplo, tumores nas mamas e nos ovários, diabetes e até Alzheimer!

Reunimos estudos que evidenciam esses e outros benefícios do aleitamento materno para a saúde das mamães e conversamos com especialistas para entender o que está por trás de tantas vantagens. Fique por dentro:

Publicidade