Foto de militares amamentando viraliza nas redes sociais

A imagem foi registrada pela fotógrafa Tara Ruby, que serviu o exército dos Estados Unidos numa época em que as mulheres eram obrigadas a escolher entre o trabalho e a maternidade.

Por Luiza Monteiro Atualizado em 20 jul 2017, 20h48 - Publicado em 17 set 2015, 14h49

Pouco a pouco, o mundo corporativo vem abrindo os olhos para a importância do aleitamento materno. Empresas do mundo todo (inclusive aqui no Brasil) têm incentivado a amamentação por meio de medidas como a ampliação da licença-maternidade, a implantação de salas de amamentação ou a criação de creches próximas ao local de trabalho. No posto do exército americano em El Paso, cidade do estado do Texas, a tendência também é essa: um local próprio para que as mães consigam amamentar seus bebês foi criado há pouco tempo.

A iniciativa emocionou a fotógrafa Tara Ruby, que serviu as forças armadas dos Estados Unidos nesse mesmo posto entre 1997 e 2001. Na época, questões como essa não eram consideradas uma necessidade das mulheres que trabalhavam ali. “Eu servi o exército há tanto tempo, quando o suporte às mães que amamentam não era nem uma opção”, escreveu Tara em sua página no Facebook.

A sala de amamentação do posto de El Paso tem uma boa infraestrutura, só falta um pouco de acabamento nas paredes, que estão em branco. Por isso, Tara Ruby decidiu homenagear esse passo tão importante tirando uma foto de mulheres militares amamentando, vestidas com seus uniformes. O objetivo era mostrar que o aleitamento é algo natural – mesmo em um ambiente tão masculino quanto um quartel. “Amamentar seus bebês não faz delas menos competentes como soldadas. Eu acredito que as torna ainda melhores”, diz a fotógrafa.

Na noite de quinta-feira (10), Tara postou a foto das soldadas no seu Facebook. No dia seguinte, a imagem sumiu da sua página e de todas as outras onde foram compartilhadas. Na própria sexta-feira, ela divulgou a fotografia novamente e aproveitou para criar a hashtag #normalizebreastfeeding (#normalizeaamamentação), que tem como meta derrubar os tabus que ainda envolvem algo tão natural quanto o aleitamento materno. 

 

I posted this on here last night at 11:59pm. It has since disappeared from my feed and my wall. So we are posting this…

Posted by Tara Ruby Photography on Sexta, 11 de setembro de 2015

 

Continua após a publicidade
Publicidade