Como aumentar a produção de leite tirado manualmente?

Diversos fatores podem influenciar na produção do leite materno. Saiba mais!

Tenho uma bebê de dois meses. Retornei às aulas da faculdade e comecei a tirar o leite manualmente. Desde então, reparei que a quantidade diminuiu drasticamente. O que posso fazer?

“Existem vários fatores que interferem na produção de leite, além da sucção. São eles: sono, exercício físico, estresse, uso de medicamentos – como anticoncepcionais -, entre outros. Lembre-se de que os três primeiros meses são importantes para a adaptação – tanto da mãe como do bebê. Talvez você tenha retornado muito precocemente às aulas e essa separação esteja gerando estresse. O leite é novamente produzido, após as mamadas ou retiradas com bomba, mas não imediatamente. Portanto, seria aconselhável você manter uma boa alimentação, ingerir muito líquido – água, chás e sucos – e garantir algumas horas de repouso. Procure colher o leite de maneira seriada, após cada mamada, em vez de retirá-lo todo de uma só vez”, responde Adriana Lippi Waissman, Assistente da Clínica Obstétrica do HC- FMUSP, em São Paulo.

“Também existe a possibilidade de utilização de medicamentos que auxiliam no aumento da produção e saída do leite. Só seu obstetra pode tomar essa decisão. Enfim, não desista da amamentação que, nessa fase, é o melhor e mais completo alimento para o bebe”, complementa. Para Coríntio Mariani Neto, Presidente da Comissão de Aleitamento da Febrasgo (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia) ressalta que “a retirada manual não tem o mesmo poder estimulatório que a sucção. Por isso, o melhor é aproveitar o período noturno, quando está ocorrendo a maior produção, estocar o máximo possível em geladeira para fornecer ao bebê no dia seguinte, durante a ausência da mãe”, aconselha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s