Como manter seu filho hidratado

Com a chegada do verão, essa preocupação é constante entre mães e pais; saiba como incentivar as crianças a beber mais água

Por Gabriel Bortulini
16 dez 2024, 17h00 •
como-manter-seu-filho-hidratado-agua
Rodelas de frutas na água são uma boa maneira de torná-la mais atrativa e saborosa (mdjaff/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, aumentam as preocupações com a hidratação das crianças. As temperaturas altas justificam a dúvida, mas a ingestão de água deve ser um cuidado cotidiano, mesmo em épocas e regiões mais frias. Afinal, ela é indispensável para o funcionamento do nosso organismo.

    Preparamos algumas dicas que podem ajudar a fazer seu filho beber mais água:

    Garrafinha de água sempre junto

    A água deve estar sempre disponível. Uma garrafinha de água é uma ótima medida para garantir que a hidratação esteja ao alcance. Mas não esqueça: ela deve ir junto com seu filho para a escola e, claro, para as brincadeiras.

    Deixe a água mais gostosa

    Adicionar algumas rodelas ou fatias de frutas frescas na água, sem a adição de açúcar, é uma maneira de torná-la mais atrativa e estimular seu filho a se hidratar mais e com mais frequência.

    Inclua frutas ricas em água

    Frutas como melancia, manga e melão são fontes de fibra e também contêm boas quantidades de água. Ajudarão a manter seu filho hidratado em diferentes momentos do dia.

    Continua após a publicidade

    Proponha metas ou jogos que estimulem a beber água

    Crianças adoram desafios, não é? Então por que não propor jogos que estimulem os pequenos a beber mais água? Por exemplo: se a criança beber determinada quantidade de água na semana, terá direito a um lanche ou passeio especial no sábado. Estabelecer metas para a família toda também é uma ótima estratégia para a criança se sentir motivada a beber mais água.

    Dê o exemplo

    O hábito de beber água se adquire como todos os outros: paciência, compromisso, persistência e, claro, exemplo. Talvez você não seja um adulto que beba tanta água assim, já pensou? Se a criança aprender a beber água desde cedo e notar o mesmo comportamento nos pais, certamente ela vai interiorizar esse hábito como positivo.

    O que deve ser evitado

    Nada de refrigerantes, bebidas e sucos adoçados. A introdução a esses tipos de bebidas e seu fácil acesso acabam afastando as crianças do hábito de beber água pura. Os sucos naturais, feitos diretamente com a fruta (como o famoso suco de laranja, tão enaltecido por ser fonte de vitamina C), são uma opção melhor – mas o indicado, mesmo, é comer a própria fruta.

    Continua após a publicidade

    O suco, quando é coado, embora não contenha açúcar adicionado, possui altos teores de frutose — que é um tipo de açúcar natural. Sem as fibras que ficaram no bagaço, a bebida se torna mais calórica e menos nutritiva.

    Quantidade de água

    É importante lembrar que bebês até 6 meses de idade só devem ser alimentados com leite materno. Após isso, a água já pode ser introduzida aos poucos na rotina alimentar dos pequenos. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é:

    • De 7 a 12 meses: até 800 ml de água por dia;
    • De 1 a 3 anos: 1,3 litros por dia;
    • 4 a 8 anos: 1,7 litros por dia;
    • 9 a 13 anos: 2,4 litros por dia.
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    oferta