Como identificar casos de intoxicação alimentar em crianças?

Especialista explica como agir nesse caso. Também tem dúvidas sobre os cuidados com os filhos e a gravidez? Mande a sua pergunta!

“Como identificar se o meu filho está com um quadro de intoxicação alimentar e qual deve ser o procedimento?”

“Os principais sintomas da intoxicação alimentar são de ordem gastrointestinal, como vômitos e diarreia. A causa desse problema é a contaminação de um alimento por bactérias ou por toxinas liberadas por bactérias. Suspeita-se que a criança está intoxicada quando existe uma relação entre o consumo de alimentos e o surgimento dos sintomas algumas horas após a ingestão. Outro indício é quando o quadro se repete em indivíduos que ingeriram a mesma comida. O primeiro passo para tratar a intoxicação alimentar é parar de comer o ingrediente suspeito. Ao mesmo tempo, é importante garantir uma hidratação frequente com soro caseiro ou soro de hidratação oral. O controle dos vômitos deve ser feito com medicamentos de via oral ou intramuscular e com uma dieta à base de arroz e batata cozida, que contêm amido e poucas fibras, provendo energia sem piorar o trânsito intestinal. Já a diarreia geralmente passa sem um remédio específico em crianças. Os alimentos que costumam estar ligados à intoxicação são: ovo (contaminação por Salmonela), lácteos, frutas ou carnes (contaminação por Escherichia coli)”, esclarece o pediatra Victor Nudelman, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s