Continua após publicidade

Fazer xixi fora de hora tem solução

A chateação pode ser resolvida com medidas simples, como estimular o pequeno a ir ao banheiro a cada três horas. Fomos a fundo nessa questão para ajudar seu filho e evitar o constrangimento

Por Manuela Macagnan (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 03h18 - Publicado em 7 jun 2015, 19h16

 

1. Quantas vezes por dia a criança deve ir ao banheiro?
Crianças de 5 a 10 anos devem urinar, em média, a cada três horas. É claro que isso vai depender da quantidade de líquido que ela ingere. Mas o ideal é que ela frequente o banheiro até sete vezes ao dia.

2. Qual a quantidade de líquido ideal a ser ingerida?
O ideal é que a criança beba em torno de 1 litro por dia. “É importante não beber tudo de uma vez. Dê dois copos de manhã, dois à tarde e nada à noite”, ensina Fátima Regina Bazzuco, fisioterapeuta do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

3. Problemas externos podem colaborar para que a criança faça xixi na cama?
Sim. Fátima Regina Bazzuco, fisioterapeuta do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que “alguns acontecimentos, como a separação dos pais, a morte de algum parente ou até o nascimento de um irmãozinho, podem gerar estresse e fazer a criança molhar a cama. Os pais precisam ficar atentos para saber se o motivo é esse estresse ou se isso tem outra causa”.

4. Como os pais devem agir quando o xixi do filho escapa?
Nunca brigar nem repreender. A situação é constrangedora para a criança. Ela já está se sentindo culpada. Os pais devem explicar que essa é só uma fase normal e vai passar. Devem trocar a roupa da criança, conversar, explicar.

Continua após a publicidade

5. A criança que faz xixi nas calças tem problemas de convivência?
“O molhar as calças ou a cama é algo muito constrangedor e interfere na autoestima e na socialização. Muitas vezes, ela passa a ser alvo de piadas de amigos e familiares e deixa de participar de algumas atividades comuns à sua idade, como dormir na casa de amigos ou parentes e ir a acampamentos. Os pais não devem brigar e muito menos zombar da criança nessa situação, pois isso agrava o sintoma. O ideal é procurar conversar com o filho e mostrar que não é culpa dele e que estão juntos para resolver a questão. Perceber que tem o apoio e a compreensão dos pais irá tranquilizá-lo”, ensina a psicóloga Isis Pupo, de São Paulo.

6. Como saber se a criança que está saindo das fraldas e faz xixi na cama tem enurese?
Até os 2 anos, é aceitável que o xixi escape durante a noite. Depois dessa idade, é necessário ficar alerta.

7. O problema é mais comum em meninas ou meninos?
Estudos mostram que os meninos urinam mais na cama do que as meninas.

8. Com que idade a criança para de fazer xixi na cama?
Até os 5 anos, a criança deve conseguir passar uma noite toda sem molhar os lençóis. Depois, é preciso avaliar se existem não só causas fisiológicas como também psicológicas. Isso pode, por exemplo, sinalizar uma dificuldade emocional. “Pode ser o resultado de trauma, medo, ansiedade ou mudança, entre outros. É importante ressaltar que a criança não faz xixi na cama porque quer ou por ser preguiçosa”, avalia a psicóloga Isis Pupo, de São Paulo. Nesses casos, a psicoterapia é indicada.

Continua após a publicidade

9. Como é o tratamento para a enurese noturna?
“O tratamento pode ser feito pelo urologista com medicamentos. Outra opção é a fisioterapia, que não tem efeito colateral e consegue bons resultados. Temos equipamentos de eletroterapia, que é uma estimulação para tentar inibir a hiperatividade da bexiga e há o biofeedback, com o qual você ensina a criança a relaxar para fazer xixi”, ensina Fátima Regina Bazzuco, fisioterapeuta do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

10. A partir de que idade a criança pode fazer fisioterapia para controlar os distúrbios urinários?
Normalmente, espera-se a criança completar 5 anos, quando os sistemas urinário e nervoso já estão maduros. “Alguns pediatras, no entanto, começam a encaminhar crianças menores para que resolvam o problema mais cedo”, explica Fátima Regina Bazzuco, fisioterapeuta do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

11. O oposto também pode acontecer: a criança segurar demais o xixi?
Sim. Aliás, evitar ir ao banheiro a todo custo pode trazer danos à saúde do pequeno. “Uma criança que vai pouco ao banheiro pode ter infecção urinária, diarreia e dor de barriga, afinal elas ficam muito tempo sem defecar também”, explica Fátima Regina Bazzuco, fisioterapeuta do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

12. O que os pais devem fazer para estimular a criança a ir ao banheiro?
O banheiro não é um lugar aconchegante para a criança. Ela precisa parar de brincar para sentar em uma privada enorme, que não passa a menor segurança e ainda fica com os pezinhos balançando. Nada mais compreensível do que adiar ao máximo esse momento, não é? “Os pais devem providenciar um apoio para os pés para que o pequeno tenha segurança para ficar sentado na privada. Além disso, vale contar histórias, fazer animações lúdicas, comprar um redutor de circunferência do vaso sanitário e, lógico, manter o local sempre limpo”, sugere Fátima Regina Bazzuco, fisioterapeuta do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Publicidade