Receba newsletters grátis!

Faça o cadastro e receba por e-mail informações sobre sua gravidez e filhos

  • Gravidez
  • 1º ano
  • 2º ano
  • 3º ano
  • 4º ano
  • 5º ano
  • 6º ano

Navegue pela linha do tempo do seu filho

Saúde

Primeiros socorros nas férias

Paula Desgualdo Atualizado em 20.12.2013
Primeiros socorros nas férias
Getty Images

Veja como preparar um kit completo de farmácia para impedir que um eventual mal-estar do seu filho atrapalhe a viagem de toda a família

Vocês planejaram a viagem com um mês de antecedência, escolheram um lugar com estrutura para receber crianças e calcularam o dia mais adequado para tirar férias do trabalho. Tudo perfeitamente organizado para aproveitar esse período de descanso ao lado da família, mas... o filhote pegou um resfriado daqueles logo no início do passeio. E agora? Para que os planos da temporada não rolem ladeira abaixo, é essencial ter à mão remédios que driblem qualquer encrenca – afinal, quando o assunto é criança, quase sempre surge um imprevisto.

 

Os cuidados com a saúde da criançada já devem começar no trajeto até o local de destino – na estrada ou no ar. Aquela dor de ouvido que dá na descida da serra ou quando o avião decola, por exemplo, é um problema simples de contornar. “No caso de um bebê de colo, basta oferecer a chupeta ou uma mamadeira com água”, ensina o pediatra Paulo Pacchi, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Já os maiorzinhos podem mascar um chiclete ou comer um biscoito – o importante é mastigar e engolir para controlar a pressão no ouvido. Prefira vestir seu filho com roupas confortáveis e calçá-lo com um sapato lasseado, principalmente nas viagens mais longas. E não deixe de carregar um travesseiro e uma manta: se baterem o frio e o sono, a criança não poupará fôlego para expressar seu desconforto.

 

Com as dicas acima, será mais simples e agradável para todos chegar ao local de repouso. Lembre-se, no entanto, de que há sempre o risco de o pequeno ter uma reação alérgica a um alimento novo ou ficar com o intestino preguiçoso. “No verão, o problema mais comum em viagens é a diarréia”, observa Paulo Pacchi. No inverno, por outro lado, as grandes vilãs das férias são as doenças respiratórias. Como o melhor é estar preparado para qualquer situação, não custa pedir orientações específicas ao pediatra antes de fazer as malas. Listamos alguns remédios que devem acompanhar a família em qualquer escapada da rotina. Prepare o seu kit:

- Analgésico e antitérmico para febre e mal-estar

- Antiemético para náuseas e vômitos

- Descongestionante nasal

- Colírio para conjuntivite

- Pomada ou loção para irritações, alergia e feridas na pele

- Antiespasmódico para cólicas intestinais

- Pomada ou aerossol para picada de insetos

- Pomada para assaduras

- Xarope para tosse

- Analgésico para inflamações e contusões

- Restaurador da flora intestinal

- Soro reidratante

- Remédio para constipação


Rede MdeMulher
Publicidade