Após cirurgia, mãe de siameses segura um dos filhos pela 1ª vez

"Em vez de envolver meu corpo em torno dele na cama, eu passei meus braços por volta dele e o balancei", revelou emocionada Nicole McDonald.

Toda mãe sonha com o dia em que poderá pegar o bebê no colo para aconchegá-lo e acalentá-lo. Entretanto, nem sempre isso ocorre logo após o nascimento da criança. Nicole McDonald é mãe de Jadon e Anias – gêmeos siameses de 13 meses que passaram por uma cirurgia no início de outubro para separar suas cabeças – e até a última sexta-feira, 21, nunca tinha passado pela experiência de segurar os filhos.

O momento, descrito pela mãe como um dos mais profundos da sua vida, ocorreu no Centro Médico Montefiore, em Nova York, depois que o tubo de respiração foi retirado de Jadon. “Eu olhei para o rosto angelical dele e o vi de uma maneira que eu nunca tinha visto antes”, disse emocionada à CNN. Nicole também contou que ficou cerca de duas horas com o pequeno nos braços e que ele chorou grande parte do tempo porque além de ter sido desentubado, ele teve uma parte do couro cabeludo lavado e ficou sem alguns remédios que aliviam a dor.

Reprodução Facebook/Nicole McDonald Reprodução Facebook/Nicole McDonald

Para muitas mães, o chororô seria considerado motivo de angústia e desespero. Mas para Nicole, essa foi uma das ocasiões mais esperadas durante esses 13 meses: “Em vez de envolver meu corpo em torno dele na cama, eu passei meus braços por volta dele e o balancei”, revelou. Ela declarou que está animada para poder agir quando eles derramarem as lágrimas: “Não existe nada mais difícil do que assistir seus filhos chorarem e não ser capaz de pegá-los”.

O papai dos gêmeos, Christian McDonald, não estava presente na hora que a mãe pode pegar Jadon no colo. Entretanto, quando chegou ao hospital, ele preferiu não segurar o filho porque ele estava frágil e com muitos fios ligados ao corpo, mas disse que ficou feliz pela conquista: “É um momento muito especial para uma mãe compartilhar”.

Apesar da alegria sentida por Jadon, os pais ainda não conseguiram fazer o mesmo com o outro bebê. O pequeno Anias está passando bem, mas apresentou mais dificuldades que o irmãozinho. Ele teve convulsões, problemas respiratórios e cardíacos e os médicos que estão cuidando das crianças acreditam que ele levará um tempo maior para se recuperar.

Reprodução Facebook/Nicole McDonald Reprodução Facebook/Nicole McDonald

Entenda o caso

No dia 13 de outubro, os pequenos Jadon e Anias McDonald realizaram uma cirurgia para separar suas cabeças que durou 27 horas. O procedimento foi comandado pelo médico James Goodrich, renomado especialista em cirurgias de separação de crânio, e contou com a presença de 40 profissionais.

Nicole McDonald, a mãe dos meninos, usou sua conta no Facebook para publicar detalhes do caso. Ela falou sobre os riscos da cirurgia, dizendo que os médicos perceberam que a vascularização da região era mais complexa do que foi mostrado nos exames de imagens mais avançados. Os irmãos siameses dividiam 5 x 7 centímetros da área do tecido cerebral e, durante a cirurgia, o médico Goodrich teve que decidir instintivamente qual seria a melhor forma de fazer o corte final.

A mamãe ainda ressaltou que, apesar de tudo ter corrido bem durante a cirurgia, o clima nos próximos meses é de instabilidade, pois tudo dependerá da recuperação das crianças. Ela revelou que Anias teve algumas complicações e que os médicos disseram que ele pode não conseguir mexer um ou os dois lados do corpo por causa de uma área do cérebro que foi dissecada – provavelmente o córtex que controla os movimentos. “Eu deveria me sentir tão feliz… Dois bebês separados! E ainda assim eu sofro com a incerteza do futuro”, confessou Nicole.

Assista ao momento que a americana viu um dos filhos depois da cirurgia de separação:

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s