Por que Kelly Key foi tão criticada por amamentar em público?

Ela não é primeira nem a última mãe a ser julgada por algo tão lindo e natural como a amamentação, ainda vista por muitos como um tabu.

Que o leite materno é o melhor alimento que as mães podem oferecer aos seus filhos não há dúvidas. Mas o que ainda parece ser um grande tabu é a amamentação em público. Embora o direito de dar de mamar em qualquer local já seja garantido por lei em diversas cidades brasileiras – a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte -, ainda há quem veja esse momento de puro afeto entre mãe e filho com maus olhos. Prova disso é que no último domingo, 16, Kelly Key foi criticada após compartilhar em seu perfil no Instagram uma foto em que aparece amamentando o pequeno Artur, de pouco mais de 2 meses de vida, em um restaurante.

A cantora não foi constrangida pelo estabelecimento no qual estava, mas sim por alguns seguidores que se incomodaram com a cena. “É belo dar de mamar a um bebê, só acho feio é deixar o peito à mostra. Por que tem que perder o pudor depois que tem filho?”, questionou uma mulher. “Pelo menos tem que cobrir. É um desrespeito com os outros em volta. Sou mãe e não fico pagando peito na frente dos outros não”, escreveu outra.

Elas não foram as únicas a reprovar a imagem. Por mais campanhas que existam incentivando o aleitamento materno – seja onde for –, muitas pessoas ainda acreditam que isso é algo que deve ser feito apenas entre quatro paredes. “Eu também amamentei até um ano e meio e nunca fiquei com o peito pra fora na rua. Tenho certeza que se tiver alguma mulher passando com seu marido e seus filhos, ela não gostaria que eles ficassem olhando o peito de outra mulher exposto. Cena linda, sim, mas fica privado na sua casa e na sua família”, declarou uma mãe.

Comentários como esses são mais comuns do que se imagina! Uma pesquisa global sobre aleitamento, realizada pela Lansinoh Laboratórios em 2015, mostrou que 47,5% das brasileiras já sofreram preconceito por amamentar em público – deixando o Brasil em primeiro lugar no topo entre os países que mais censuram a mulher por alimentarem seus filhos na frente de outras pessoas. E o que mais surpreende, assim como no caso de Kelly Key, é que muitos desses julgamentos partem exatamente do público feminino.

“Quando uma mulher e mãe se dirige até a foto de outra mulher e mãe para escrever que amamentar o filho em público ‘incomoda’ outras pessoas é sinal de que ainda nos falta muita empatia, generosidade e amor. Precisamos melhorar muito como seres humanos se consideramos amamentação como um comportamento socialmente ofensivo”, opinou uma das seguidoras.

Isso é reflexo de uma sociedade machista e diversos grupos feministas têm lutado contra essa opressão exercida sobre as mulheres, cujos seios carregam o estigma da sexualidade e da erotização. Um exemplo disso é a campanha #FreeTheNipple (“Liberte o mamilo”, em português), que surgiu nos Estados Unidos. A favor do movimento, Bela Gil publicou na última semana uma foto mostrando seu mamilo com uma gotinha de leite, enquanto dava de mamar ao seu caçula, Nino. A apresentadora também foi criticada, mas rebateu os comentários negativos que recebeu nas redes sociais: “Vejo essa exposição hiper necessária para mostrar que peito não é só erotismo”.

Felizmente, muitos seguidores de Kelly Key pensam o mesmo que Bela Gil e saíram em defesa da cantora, ressaltando a beleza do aleitamento materno, como algo que deveria ser enxergado com naturalidade. “Amamentação não é sensual e muito menos vulgar”, destacou uma mulher. “Amamentar não é pagar peito, é um ato de doação, de amor e de cumplicidade com a coisinha mais linda que você acabou de botar no mundo” e “Não há falta de pudor. É apenas uma mãe alimentando o seu filho” foram outros comentários positivos que a publicação recebeu. Até o momento, a postagem já foi curtida mais de 130 mil vezes!

Amamentar é um ato de amor. Eu amamento onde meu filho quiser. Não tô nem aí se alguém acha ruim, se não gosta não olhe. Simples assim! Meu peito, meu filho, minhas regras

Comentário feito no post de Kelly Key

❤ #ColoDeMãe #AVidaComoElaÉ

A post shared by Kelly Key (@oficialkellykey) on

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s