Continua após publicidade

Aula 20 – A amamentação de gêmeos

A enfermeira pediátrica Regina Aparecida Andrade, do Hospital Israelita Albert Einstein, mostra como as mães de gêmeos podem amamentar dois bebês ao mesmo tempo.

Por Redação Bebê.com.br
Atualizado em 22 out 2016, 18h54 - Publicado em 25 jun 2015, 18h54

Embora não seja segredo a importância de amamentar o bebê exclusivamente com leite materno nos primeiros meses de vida, não é raro surgirem muitas dúvidas sobre esse cuidado. Os questionamentos se acentuam quando se trata de alimentar gêmeos. Levar os dois recém-nascidos ao peito na mesma hora, além de ser prático, promove um estímulo dobrado na produção do leite. Mas, para que isso seja possível, é preciso considerar as necessidades de cada criança, percebendo se elas têm fome nos mesmos horários. Caso isso não aconteça, o melhor é amamentar uma de cada vez.

Quando o ritmo dos bebês coincidir, existem técnicas que facilitam a prática de dar de mamar aos dois ao mesmo tempo. Um ponto importante a observar é que a mãe precisará de ajuda nessa hora. Sozinha, dificilmente ela conseguirá ajeitar as duas crianças no peito simultanetamente. Lembrando sempre também que a mulher que está amamentando precisa descansar durante o dia, se alimentar bem e beber muito líquido.

No momento de receber as crianças, a mãe deve estar sentada confortavelmente, usando uma almofada grande que a envolva na cintura e sirva de apoio aos pequenos. O ideal é colocar no seio primeiro o bebê que tem mais facilidade de pega. A sucção dele estimula a outra mama, que começará a gotejar leite, facilitando a busca do segundo. Cada um mamará o tempo que quiser. Para retirar o bebê do peito, coloque o dedo mínimo no canto da bochecha da criança para que ela desfaça a veda entre os lábios e a mama. O recém-nascido que terminar primeiro será colocado para arrotar, o que deve ser feito pela pessoa que está ajudando na tarefa.

Posições para amamentar

1. Em uma das posições apropriadas para amamentar gêmeos, os recém-nascidos ficam dispostos de maneira invertida: um em cada peito e com o corpinho embaixo dos braços da mãe.

Continua após a publicidade

2. Outra maneira para que o aleitamento simultâneo seja feito com conforto é manter um dos bebês na posição tradicional e o outro, na invertida.

3. Numa terceira opção, os dois são colocados na posição tradicional, com as pernas se enroscando.

Quer saber mais? Assista à aula completa:

 

 

Publicidade