Continua após publicidade

Aula 17 – A troca de fraldas

Confira o que a enfermeira pediátrica Natália Turano, do Hospital Israelita Albert Einstein, ensina sobre a higiene do recém-nascido.

Por Redação Bebê.com.br
Atualizado em 22 out 2016, 18h54 - Publicado em 25 jun 2015, 20h01

Assim que o bebê chega em casa, boa parte das mães (e dos pais) de primeira viagem se atrapalha com aquela que, à primeira vista, parece ser uma das atividades das mais corriqueiras: a troca da fralda. Trata-se de uma questão de tempo – e de prática. Com a repetição da tarefa várias vezes ao dia, logo, logo não haverá nenhum mistério para realizá-la na maior tranquilidade. A higienização do pequeno, no entanto, deve ser feita com atenção redobrada. Esse zelo previne problemas como infecção urinária, principalmente nas meninas.

Como trocar a fralda

1. Antes de começar, é importante ter todos os itens à mão. São eles: algodão, água morna, uma fralda descartável nova, uma fralda de pano e uma pomada para prevenir assaduras. Esse último acessório só deve ser utilizado se o pediatra recomendar.

2. O primeiro passo é deitar o bebê no trocador ou em um lugar plano e macio. A criança nunca deve ser deixada sozinha. Em seguida, tire a parte de baixo da roupa e abra a fralda suja. Atenção: deve-se fixar o velcro das abas para que ele não grude na pele delicada do pequeno. Daí, levante suas pernas e puxe a fralda usada, que precisa ser enrolada e descartada. Se durante o procedimento o bebê fizer cocô, remova o excesso com a própria fralda e só então dobre e jogue fora.

3. Para iniciar a limpeza, é necessário molhar um chumaço de algodão na água morna. Passe-o nos genitais, fazendo um movimento de cima para baixo. No caso das meninas, não se pode esquecer das dobrinhas ao lado da vagina e de abrir os grandes lábios para limpá-los internamente. Esse cuidado é bastante importante para evitar infecções, sobretudo a urinária.

4. Nos meninos, vale colocar um algodão umedecido ou uma fralda de pano sobre o pênis. Caso ele faça xixi, a urina irá escorrer para baixo, evitando que a mamãe ou o papai se molhem.

Continua após a publicidade

5. Para finalizar, é imprescindível limpar o bumbum, também sempre de cima para baixo, para que as fezes provenientes do ânus não se depositem nos genitais.

6. O último passo é secar a área com um algodão ou com uma fralda de pano macia, passar uma camada fina do creme contra assaduras nas dobrinhas e ao redor do ânus e, enfim, levantar as pernas do pequeno para colocar a fralda limpa.

7. O acessório deve ser fechado na altura da cintura, na marca indicada pelo fabricante. Para se certificar de que não está apertado demais, basta colocar o dedo e verificar se há uma pequena folga.

Último detalhe

Arrume os elásticos nas pernas para que não fiquem embolados ou virados para dentro, o que facilita vazamentos. Pronto: o bebê está limpo, cheiroso, com uma fralda nova e sequinha!

Quer saber mais? Assista à aula completa:

Como limpar o coto umbilical

Ele demora cerca de duas semanas para cair. Até isso acontecer, você deverá limpá-lo a cada troca de fralda ou no mínimo quatro vezes ao dia. Todo esse cuidado previne possíveis infecções. Para mantê-lo higienizado, é preciso limpar o local com álcool a 70% com a ajuda de cotonetes. Basta umedecer o acessório com o álcool e passá-lo na base do umbigo em movimentos circulares e sempre para o mesmo lado – nunca volte com o cotonete sujo. Troque-o sempre que necessário e até o local ficar sem resquícios de sujeira. Em seguida, passe outro cotonete umedecido no álcool na extensão do coto, da base para cima. Finalmente, passe um cotonete seco na base e na extensão, retirando o excesso de álcool.

Publicidade