Por que crianças pequenas trocam de brinquedo o tempo todo?

Perder o interesse rapidamente é algo normal da idade e faz parte do desenvolvimento infantil.

Como ensinar meu filho de 2 anos e 8 meses a brincar com um ou dois brinquedos por um determinado tempo sem ficar trocando de brincadeira o tempo todo? Tenho medo que isso desencadeie uma personalidade hiperativa.

“Quando a criança está nesta faixa etária é comum que ela troque a atenção rapidamente. Isto ocorre porque o pequeno ainda não tem concentração suficiente para ficar envolvido por muito tempo em um brinquedo só. É saudável que ele faça essa troca e queira usar vários brinquedos nesta idade. O importante é mostrar-lhe a necessidade de guardar um para pegar outro. Isso tem muito mais a ver com a organização do espaço e da criança que, de fato, com a questão da hiperatividade, que não é desencadeada por questões externas ao pequeno – elas podem piorar um sintoma, mas não suscitá-lo. Toda criança pequena demonstra certa agitação para realizar as suas brincadeiras. É preciso não confundir! É apenas a curiosidade e motivação agindo no fazer delas. Brincar é saudável e necessário para o desenvolvimento”, explica Silvia Prado, educadora e psicopedagoga da educação infantil do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, de São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s