Depois de quase 24h de trabalho de parto, nasce Zoe, filha de Sabrina Sato

Apresentadora teve que fazer uma cesárea depois de tentar o parto normal, mas ela e a neném passam bem. Confira mais detalhes!

Depois de 41 semanas de espera, Zoe nasceu hoje na Maternidade Pro Matre Paulista, em São Paulo. A filha da apresentadora Sabrina Sato veio ao mundo via cesárea, depois de quase 24 horas de trabalho de parto — a bolsa estourou na quarta-feira à tarde. A menina está saudável e nasceu com 3,360 kg às 15h41 desta quinta-feira, 29.

A aparente demora gerou muita expectativa entre os fãs da apresentadora, mas é normal quando o parto é humanizado. O termo indica que o nascimento ocorreu da maneira mais natural possível, sem intervenções desnecessárias para acelerar o processo e respeitando as decisões e a saúde da mãe e do bebê. Assim, o trabalho de parto pode se estender por várias horas.

Quando esse tempo se estende demais, como ocorreu com Sabrina, é preciso fazer a cesárea. Os motivos variam, mas o principal é a falta de dilatação suficiente do canal vaginal. No caso dela, o motivo da intervenção cirúrgica ainda não foi revelado, mas a assessoria de imprensa informou que ambas estão saudáveis. O nascimento já foi celebrado no perfil do Instagram da cantora.

Durante a madrugada, Duda Nagle, noivo de Sabrina e pai de Zoe, postou um vídeo em seu Instagram que mostrava os dois dançando. A movimentação livre é uma das táticas indicadas pelos médicos durante o parto humanizado, para aliviar a dor e facilitar a descida do bebê. Enquanto espera as contrações se intensificarem, a mulher pode ainda tomar banho, comer e assumir a posição que achar mais conveniente.

O parto humanizado

Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), este tipo de parto é considerado o melhor tanto para o pequeno quanto para a recuperação da mulher. Ele privilegia o nascimento pela via vaginal, o contato físico entre mãe e filho e a autonomia da mulher para tomar decisões durante o processo.

Mesmo nos casos em que a cesariana é indicada, o parto pode ser mais humano. Entre as medidas, estão aguardar o trabalho de parto começar para fazer o procedimento, colocar o bebê em contato pele a pele com a mãe imediatamente e estimular a amamentação na primeira hora de vida. Independente de como for o nascimento, a principal regra é respeitar todas as escolhas da mulher.

Começo difícil

No início da gestação, Sabrina ficou internada porque teve um descolamento ovular, condição em que sangue se acumula entre o saco gestacional — estrutura que precede a placenta — e o útero. O risco de aborto chegou a 70%, mas a condição regrediu sozinha, como é normal que aconteça, e a gestação terminou bem. Cerca de 5% das grávidas podem ser acometidas pelo problema, na maioria das vezes sem complicações.

Com o final feliz, pode ser que o casal se anime e a família aumente em breve. Em julho, a apresentadora declarou à VEJA que conseguiria ter até cinco filhos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s