Continua após publicidade

Como estimular o desenvolvimento do bebê

Veja as dicas da especialista e desenvolva atividades para o seu pequeno.

Por Redação Bebê.com.br
Atualizado em 17 jul 2017, 14h34 - Publicado em 5 jul 2015, 13h51

Como os bebês devem ser estimulados para melhorar o desenvolvimento?

A fonoaudióloga Gabriela Paiva, do programa Pró-babá, em São Paulo, explica que “para criança, tudo são novas descobertas e experiências. Aproveitando isso, utilizamos as brincadeiras como ferramentas para estimular essas descobertas e seu desenvolvimento global (motor, emocional e intelectual). Elas devem ser interessantes para a criança, por isso, não podemos simplesmente direcioná-las ou induzi-las. Ao contrário, a primeira grande regra para envolvê-la é deixar que ela lidere. Devemos observar como a criança está brincando e respeitar suas preferências, iniciativa, seu ritmo e regras.”

O adulto não deve interromper sua concentração e sua atenção, que estão sendo exercitadas no ato de brincar. “Após observar a interação da criança com o brinquedo, o cuidador pode imitá-la para demonstrar interesse. Isso acarretará uma sensação de prazer no seu filho e reforçará seus laços afetivos, assim como ela se sentirá desafiada em continuar a brincadeira. Só então o adulto deve sugerir, explicar, estimular, quando solicitado, uma nova ação sobre o objeto”, afirma Gabriela.

Não se deve impor uma maneira de agir e sim permitir e encorajar o exercício de criar, imaginar, raciocinar. “Um exemplo básico de como a criança começa a raciocinar sobre o objeto é no momento da alimentação. Ainda bebê, sentado no cadeirão, joga a colher ou prato (já vazio) no chão por várias vezes, olha para baixo e para a mãe (que já perdeu a paciência, pois tem outros afazeres) pedindo para que ela pegue e possam assim repetir a brincadeira. Nesta simples tarefa do dia a dia, a mãe pode estimular a percepção de espaço, profundidade, tempo e ritmo. Pode também interpretar suas ações, narrando-as, o que também estimulará a fala (ex: o prato caiu no chão, embaixo da cadeira. Vamos colocar de novo em cima da mesa)”.