Campanha de vacinação contra a gripe já começou

Imunização pelo SUS para gestantes, puérperas e crianças de seis meses a 5 anos de idade acontece até o dia 22 de maio.

Por Carla Leonardi (colaboradora)
Atualizado em 26 out 2016, 11h46 - Publicado em 4 Maio 2015, 18h50
Remains/Thinkstock/Getty Images
Remains/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira, 04, começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2015. A meta do Ministério da Saúde para este ano é imunizar mais de 39 milhões de brasileiros do grupo prioritário, formado por crianças na faixa etária entre seis meses de vida e cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais da área de saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Além deles, portadores de doenças crônicas ou pessoas com condições clínicas especiais também deverão ser imunizadas. 

“O nosso objetivo com a Campanha de Vacinação é reduzir ao máximo as complicações causadas pela gripe. A vacina que oferecemos no SUS é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos”, afirma o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A vacina disponibilizada protege contra os três subtipos do vírus da gripe – A/H1N1, A/H3N2 e influenza B – determinados pela Organização Mundial de Saúde para 2015.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que protegem contra a gripe, é importante que a vacina seja tomada durante a campanha – que vai até o dia 22 de maio – para garantir a proteção antes do início do inverno, pois o período de maior circulação do vírus vai do fim de maio até o mês de agosto.

Em todo o Brasil, são 65 mil postos de vacinação e 240 mil profissionais atuando na campanha. No sábado, 09, acontece ainda o Dia D para mobilização nacional. Vale lembrar que a vacina é contraindicada para pessoas que já tiveram reação anafilática à dose ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.