A cesárea da primeira gestação dificulta o parto normal do segundo filho?

Se o primeiro procedimento for recente, pode trazer complicações ao parto normal, mas não o impede. Entenda melhor o assunto!

Por Redação Bebê.com.br Atualizado em 26 out 2016, 11h44 - Publicado em 4 jul 2015, 15h00

Minha primeira filha nasceu de cesárea, há 9 anos. Estou grávida de 30 semanas e gostaria de saber se é possível fazer parto normal, já que na primeira gestação não tive passagem.

Elizabeth Leão, ginecologista e obstetra do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, diz que sim, é possível. “A passagem pode mudar de um filho para o outro. Nada impede que a segunda gravidez tenha mais dilatação que a primeira”. Portanto, converse com o seu médico sobre o parto ideal no seu caso.

Tenho um bebê de 7 meses que nasceu de cesárea. Estou grávida novamente, quais os riscos de um parto normal, já que faz tão pouco tempo que fiz o parto cesariano?

“A cesárea recente dificulta o parto normal, mas não o impede totalmente. É um risco, mas somente o médico que está acompanhando a paciente pode dizer qual é o parto mais indicado no caso”, explica Elizabeth Leão, ginecologista e obstetra do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

O meu primeiro parto foi uma cesariana há um ano e meio. Quanto tempo devo esperar para ter outro bebê e tentar fazer parto normal?

Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, esclarece: “O ideal é que haja o intervalo de dois anos entre a cesariana e o parto normal. Passado esse período, não há problema. Quando a mulher passa por um parto cesariano, o útero é cortado e depois costurado. Esse intervalo de dois anos é importante porque, durante as contrações, o útero pode se romper e causar hemorragia interna”.

Publicidade