A aprendizagem entre irmãos gêmeos é igual?

Cada criança é única e tem um ritmo que precisa ser respeitado.

“Tenho um casal de gêmeos. Eles nasceram prematuros de 32 semanas e hoje tem 4 anos e 8 meses e estão no jardim 2. A menina é extremamente desenrolada em tudo. O menino não. Ele tem um pouco de dificuldade em pronunciar as palavras ou números, mas ele se vira. Gostaria de uma orientação para ajudá-lo.”

“O importante é respeitar o ritmo de cada crianca. Não é porque é gêmeo, ou irmão, ou primo com a mesma idade que tem o mesmo desempenho. Às vezes um começa a falar mais rápido do que o outro, um começa a andar com uma certa idade e o outro com outra idade. Essas diferenças não querem dizer que a criança é mais ou menos inteligente. Com 7, 8 anos é que se define se a criança tem um pouco mais de facilidade ou se tem o ritmo mais lento para aprender, por exemplo. O ideal é que a mãe faça atividades práticas com a criança, assim, ela vai ver o conteúdo na prática. Ir riscando os dias com a ajuda do pequeno em um calendário, pedir ajuda para anotar o número de telefone em uma agendinha são atividades que podem ser desenvolvidas. O número tem que ser algo significativo para a criança e é importante que ela veja essa utilidade na vida prática”, explica a psicóloga e coordenadora da unidade infantil do colégio Madre Alix, Susana Orio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s