Reviva a nostalgia: 10 nomes inspirados nos sucessos dos anos 2000
Com personalidades célebres em diversas áreas, a década que inaugurou o milênio pode servir de inspiração na hora de nomear um novo membro da família
Seja no esporte, na música, na televisão ou no cinema, existem nomes que marcam época. Nos anos 2000, isso não foi diferente. A década, que inaugurou o novo milênio, trouxe consigo personalidades memoráveis, que podem servir de inspiração para as famílias que estão esperando a chegada de um novo integrante.
Além dos clássicos que ocupavam o topo do ranking de popularidade na época, como Maria, Ana, João e Gabriel, há muitas possibilidades de nomes célebres para se inspirar na hora de escolher como se chamará o seu filho ou filha. Confira algumas delas:
Carolina: se “Carolina é uma menina bem difícil de esquecer”, a música que leva o seu nome também se tornou inesquecível desde a sua estreia em 2001. A canção Carolina, de Seu Jorge, fez sucesso na década e se tornou uma daquelas faixas que não saem da cabeça por nada. O significado do nome, por sua vez, tem origem latina e remete à “mulher livre” ou “guerreira”.
Daiane: com raízes no latim, esse nome significa “divindade” e transmite uma essência divina, brilhante e iluminada, o que faz jus ao sucesso da brasileira Daiane dos Santos. Campeã mundial no solo em 2003, ela foi a primeira ginasta do país a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais.
Mia: em 2005, a novela mexicana Rebelde se tornou um fenômeno no Brasil. Líder em audiência, a produção fez tanto sucesso que lotou estádios no ano seguinte, quando o elenco veio ao país em turnê. A protagonista da trama, Mia Colucci, por sua vez, virou um ícone entre o público jovem da época. Com origens multiculturais, o nome Mia não é muito comum por aqui, mas pode ser uma opção para as famílias que buscam aderir às, cada vez mais famosas, opções minimalistas.
Angelina: originário do latim, esse nome significa “anjo” e pertence a uma das mais bem-sucedidas atrizes de Hollywood, Angelina Jolie. Embora a ascensão de sua carreira tenha se dado no final dos anos de 1990, foi na década seguinte que sua fama atingiu proporções inimagináveis. Nos anos 2000, a musa estadunidense chegou a gravar mais de um longa-metragem por ano, entre eles Lara Croft: Tomb Raider (2001) e Mr. & Mrs. Smith (2005).
Jade: associado a uma pedra preciosa, esse nome de origem espanhola marcou a televisão brasileira no início da década de 2000, quando a atriz Giovanna Antonelli interpretou a personagem Jade no folhetim “O Clone”, de Glória Perez. Lançada em 2001 pela Rede Globo, a novela teve os seus direitos de reprodução vendidos para mais de 100 países.
Cauã: com origens indígenas, Cauã significa “gavião” e remete à força, coragem e destreza. Somente nos anos 2000, mais de 80 mil pessoas foram batizadas com esse nome. Na década anterior, o número mal chegava a dois mil. Esse crescimento tem um motivo bem claro: foi no início do milênio que o brasileiro Cauã Reymond conquistou os telespectadores com a sua atuação nas novelas Malhação (2002) e Belíssima (2005).
Ronaldo: com raízes germânicas, esse nome significa “aquele que governa com mistério”. Talvez não seja misteriosa, mas é certamente inacreditável a trajetória do campeão e artilheiro da Seleção Brasileira, Ronaldo Fenômeno. O atleta começou a década lesionado e, após menos de dois anos, fez história no esporte nacional, sendo eleito o melhor jogador do planeta na Copa do Mundo de 2002.
Daniel: originário do hebraico, Daniel simboliza confiança, retidão e conexão. Esse é o nome de um dos astros mirins da década, o inglês Daniel Radcliffe, que se destacou pela sua atuação como Harry Potter. Desde o lançamento do primeiro livro da saga, em 1997, a história do bruxo mais amado da cultura pop já encantava leitores. Mas, foi somente em 2001, que a estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal nas telonas do cinema a tornou um fenômeno global.
Rodrigo: há dois astros dos anos 2000 que não podem ficar de fora da lista. Em 2005, o ator Rodrigo Lombardi estreou na Globo e, em seguida, alcançou a fama em rede nacional ao protagonizar Caminho das índias (2009). Por outro lado, embora tenha feito sucesso na televisão, foi no cinema que o brasileiro Rodrigo Santoro ganhou o respeito da crítica internacional no início da década. O nome Rodrigo vem do germânico e significa “governante famoso e poderoso”.
Rafael: com origens hebraicas, esse nome significa “curado por Deus” e pertence a um dos maiores tenistas de todos os tempos, o espanhol Rafael Nadal. Em 2005, o atleta venceu o seu primeiro Roland Garros, o principal campeonato de tênis em quadra de saibro do mundo. Essa foi apenas uma das quatorze vitórias que o jogador teve no torneio ao longo de sua carreira.