Continua após publicidade

Reviva a nostalgia: 10 nomes inspirados nos sucessos dos anos 2000

Com personalidades célebres em diversas áreas, a década que inaugurou o milênio pode servir de inspiração na hora de nomear um novo membro da família

Por Luana Pazutti
12 ago 2024, 17h00
menina-videogame-sofa_ansiia_Freepik-2
Nomes inspirados na primeira década do milênio podem fazer referência a atores, atrizes, cantores e atletas  (ansiia/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Seja no esporte, na música, na televisão ou no cinema, existem nomes que marcam época. Nos anos 2000, isso não foi diferente. A década, que inaugurou o novo milênio, trouxe consigo personalidades memoráveis, que podem servir de inspiração para as famílias que estão esperando a chegada de um novo integrante.

Além dos clássicos que ocupavam o topo do ranking de popularidade na época, como Maria, Ana, João e Gabriel, há muitas possibilidades de nomes célebres para se inspirar na hora de escolher como se chamará o seu filho ou filha. Confira algumas delas:

Carolina: se Carolina é uma menina bem difícil de esquecer”, a música que leva o seu nome também se tornou inesquecível desde a sua estreia em 2001. A canção Carolina, de Seu Jorge, fez sucesso na década e se tornou uma daquelas faixas que não saem da cabeça por nada. O significado do nome, por sua vez, tem origem latina e remete à “mulher livre” ou “guerreira”.

Daiane: com raízes no latim, esse nome significa “divindade” e transmite uma essência divina, brilhante e iluminada, o que faz jus ao sucesso da brasileira Daiane dos Santos. Campeã mundial no solo em 2003, ela foi a primeira ginasta do país a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais.

Mia: em 2005, a novela mexicana Rebelde se tornou um fenômeno no Brasil. Líder em audiência, a produção fez tanto sucesso que lotou estádios no ano seguinte, quando o elenco veio ao país em turnê. A protagonista da trama, Mia Colucci, por sua vez, virou um ícone entre o público jovem da época. Com origens multiculturais, o nome Mia não é muito comum por aqui, mas pode ser uma opção para as famílias que buscam aderir às, cada vez mais famosas, opções minimalistas.

Continua após a publicidade

Angelina: originário do latim, esse nome significa “anjo” e pertence a uma das mais bem-sucedidas atrizes de Hollywood, Angelina Jolie. Embora a ascensão de sua carreira tenha se dado no final dos anos de 1990, foi na década seguinte que sua fama atingiu proporções inimagináveis. Nos anos 2000, a musa estadunidense chegou a gravar mais de um longa-metragem por ano, entre eles Lara Croft: Tomb Raider (2001) e Mr. & Mrs. Smith (2005).

Jade: associado a uma pedra preciosa, esse nome de origem espanhola marcou a televisão brasileira no início da década de 2000, quando a atriz Giovanna Antonelli interpretou a personagem Jade no folhetim “O Clone”, de Glória Perez. Lançada em 2001 pela Rede Globo, a novela teve os seus direitos de reprodução vendidos para mais de 100 países.

Cauã: com origens indígenas, Cauã significa “gavião” e remete à força, coragem e destreza. Somente nos anos 2000, mais de 80 mil pessoas foram batizadas com esse nome. Na década anterior, o número mal chegava a dois mil. Esse crescimento tem um motivo bem claro: foi no início do milênio que o brasileiro Cauã Reymond conquistou os telespectadores com a sua atuação nas novelas Malhação (2002) e Belíssima (2005).

Ronaldo: com raízes germânicas, esse nome significa “aquele que governa com mistério”. Talvez não seja misteriosa, mas é certamente inacreditável a trajetória do campeão e artilheiro da Seleção Brasileira, Ronaldo Fenômeno. O atleta começou a década lesionado e, após menos de dois anos, fez história no esporte nacional, sendo eleito o melhor jogador do planeta na Copa do Mundo de 2002.

Continua após a publicidade

Daniel: originário do hebraico, Daniel simboliza confiança, retidão e conexão. Esse é o nome de um dos astros mirins da década, o inglês Daniel Radcliffe, que se destacou pela sua atuação como Harry Potter. Desde o lançamento do primeiro livro da saga, em 1997, a história do bruxo mais amado da cultura pop já encantava leitores. Mas, foi somente em 2001, que a estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal nas telonas do cinema a tornou um fenômeno global.

Rodrigo: há dois astros dos anos 2000 que não podem ficar de fora da lista. Em 2005, o ator Rodrigo Lombardi estreou na Globo e, em seguida, alcançou a fama em rede nacional ao protagonizar Caminho das índias (2009). Por outro lado, embora tenha feito sucesso na televisão, foi no cinema que o brasileiro Rodrigo Santoro ganhou o respeito da crítica internacional no início da década. O nome Rodrigo vem do germânico e significa “governante famoso e poderoso”.

Rafael: com origens hebraicas, esse nome significa “curado por Deus” e pertence a um dos maiores tenistas de todos os tempos, o espanhol Rafael Nadal. Em 2005, o atleta venceu o seu primeiro Roland Garros, o principal campeonato de tênis em quadra de saibro do mundo. Essa foi apenas uma das quatorze vitórias que o jogador teve no torneio ao longo de sua carreira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.