Raízes africanas: 20 nomes populares no continente
Valorização da ancestralidade tem ganhado força, e isso pode influenciar na escolha de nome dos filhos
Na hora de escolher o nome dos filhos, é comum pensar em homenagens: pode ser de um personagem histórico, um parente ou outro tipo de herança cultural. Essa arqueologia de ancestralidade tem se tornado bastante comum entre famílias com origens africanas — é uma forma de retomar o legado de uma história enterrada pelo passado colonial.
Pensando nos pais que gostariam de valorizar a própria ancestralidade ou homenagear o continente, separamos alguns nomes populares na África.
Nomes femininos
Amina
Também conhecida por Aminatu, foi uma das grandes líderes africanas e uma exímia estrategista, além de ter sido responsável pela expansão comercial da Zaria, onde hoje é localizada a Nigéria. O nome tem duas origens prováveis, ambas do oriente médio: amina, que significa “sentir-se segura” ou uma variação de Ameena, feminino de Amin, com significado literal de “fiel” ou “leal”.
Anaya
Os Igbos são um dos maiores grupos étnicos da África, ocupando partes da Nigéria, Guiné Equatorial e Camarões. Do dialeto utilizado por eles surgiu Anaya, um nome que significa “olhar para Deus”.
Ayo
Com origem iorubá, mais precisamente na Nigéria, o nome Ayo “alegria” ou “felicidade” e surgiu como um nome masculino, mas vem se tornando uma opção unissex. Ganhou popularidade através da atriz Ayo Edebiri, a chef Sidney Adamu da série The Bear.
Ashanti
O nome surgiu como a partir de uma tribo homônima no território de Gana. Por terem governado por muito tempo a região, a escolha como nome próprio costuma estar relacionada à ideia de força e poder.
Chimamanda
Também com origem na língua do povo Ibo, o nome significa “meu Deus não me faltará”. Tem se popularizado através da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Imani
O suaíli é uma língua com muita influência árabe e que se difundiu por diversos países da costa leste africana. A Tanzânia é um desses casos e de lá surgiu o nome Imani, que significa “fé” em suaíli.
Jamila
Outra escolha popular surgida nessa região é Jamila (e algumas variantes). O nome significa “bela”, “bonita” ou “elegante” em suaíli.
Latifa
Também vindo do suaíli, mas com provável origem na região do Quênia, o nome Latifa/Latifah significa “gentil”.
Núbia
Subindo até o deserto do Saara, Núbia significa “dourada” ou “preciosa”, além de ser o nome de um antigo reino que ficava localizado entre o atual Egito e o Sudão.
Lueji
Outra opção que é vista como unissex, mas que surgiu através de uma figura feminina poderosa. Lueji A’Nkonde foi rainha de Lunda (atual Angola), o que acabou atrelando o nome ao significado de “rainha”.
Zola
Mais uma opção tida como unissex, dessa vez com origem incerta. O nome é popular pelo significado, já que remete a ideia de paz e tranquilidade.
Nomes masculinos
Akin
Difundido entre várias culturas, o nome tem origem no iorubá e significa “corajoso”, “guerreiro” ou “heroi”.
Akachi
Mesmo que seja considerado unissex, o nome acaba sendo empregado em maior parte em meninos. Com origem no povo Ibo, o significado é algo próximo a “mão de Deus”.
Daren
Com origem na região da Nigéria, Daren significa “nascido durante a noite” e acabava sendo empregado nesse contexto.
Hasan ou Hasani
Popular com ambas grafias, o nome tem origem na língua suaíli e significa “bonito” ou “belo”.
Jafari
Também com origens no suaíli, Jafari é considerado um nome forte e carrega o significado de “digno”.
Omar
Outra opção relacionada ao suaíli e com origem provável no Congo, Omar ou Omari significam “deus, o mais alto”, numa ideia de demonstração de fé.
Kito
Com origem no Quênia, Kito também surge a partir do suaíli e significa algo próximo de “precioso” ou “forte”.
Malik
Passando por uma certa onda de popularidade entre a população negra dos EUA, o nome Malik tem origem somali e significa “rei” ou “monarca”.
Rashidi
Podendo ser escrito também na forma de Rashid, o nome tem origem no suaíli e significa “pensador”, “conselheiro” ou “honesto”.
Obi
Com origem no grupo étnico Ibo, o nome Obi significa “coração” e também rende boas variações, com Obike (família forte) e Obioma (coração bom).