Nomes mexicanos: 12 sugestões em línguas nativas do país
Palavras herdadas dos povos originários oferecem alternativas únicas para quem quer inspiração nesse país fascinante
Com uma rica diversidade cultural e uma história milenar, o México tornou-se uma fonte inesgotável de nomes que ganharam popularidade graças a diferentes músicas, filmes e séries, em espanhol e em inglês.
Devido à colonização pela Espanha, os nomes mais comuns do país guardam muita conexão com o passado hispânico e a inspiração católica. Variações de nomes compostos começando com María e José são extremamente comuns no país, e também são recorrentes nomes como Sofía, Valentina, Regina, Santiago, Mateo ou Sebastián.
Mas, se você busca inspirações realmente típicas desse país gigante da América do Norte, a melhor indicação é dar uma olhada para os nomes de origem indígena que também são muito utilizados por lá. Confira alguns:
Nomes femininos nativos do México
Citlalli: “estrela”, com origem náuatle.
Inda Jani: “água nascente”, no idioma zapoteco.
Malinalli: “erva”, em náuatle.
Nayeli: nome de origem zapoteca com significado desconhecido, mas ganhou popularidade no México e nos Estados Unidos por uma versão apócrifa que sugere que significaria “eu te amo”.
Xóchitl: termo náuatle para uma “flor”.
Yatzil: os maias usam a palavra para se referir a alguma coisa ou pessoa “amada”.
Outro nome feminino indígena popularizado por uma pessoa do México, curiosamente, vem de povos de uma parte diferente das Américas: Anahí, muito famoso pela cantora integrante do RBD, tem raízes no guarani (ou seja, é sul-americano) e significa “a mais pequena da família” – geralmente faz referência à flor da corticeira.
Nomes masculinos nativos do México
Atlahua: nome do deus das águas em náuatle. Também pode ser grafado Atlava ou Atlaua.
Cuauhtémoc: o nome do último imperador asteca independente, antes da invasão espanhola, continua a ser uma opção popular para nomear crianças no México. O nome vem do náuatle e significa “águia que desce” (para caçar).
Ikal: para os maias, a palavra significa “vento” ou “espírito”.
Kabil: segundo algumas versões, o nome se refere a uma pessoa “com boa mão para semear”, na língua falada pelos maias. Esse nome pode gerar certa confusão, porém, pois também é usado no Oriente Médio com o significado de “posse” e na Índia com o sentido de alguém capaz.
Tenoch: expressão que significa “cacto de pedra” em náuatle. Deriva dos termos te (pedra) e nōch (tuna, um tipo de cacto comestível). Também é o nome de Tenoch Huerta, famoso ator mexicano que já participou de filmes da Marvel.
Yooko: palavra da língua yaqui para o jaguar, também usada como nome próprio.