Nomes de marcas famosas, pratos gastronômicos, personagens de animes e artistas com origem nipônica estão por todos os lados. A cultura japonesa é muito admirada por seus símbolos e tradições, além de seu vanguardismo na arte, na ciência e no esporte. O Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão, graças aos migrantes que chegaram ao país desde o início do século 20.
Mesmo sem raízes no país asiático, não é raro que alguns bebês brasileiros recebam um nome japonês. Para pais que desejam resgatar suas origens ou simplesmente se interessam pela cultura japonesa, separamos uma lista de nomes masculinos inspirados na Terra do Sol Nascente.
Fuyuki: as estações do ano são muito importantes para a cultura japonesa. Fuyuki significa “árvore de inverno” ou “inverno de esperança”.
Haruki: a palavra haru significa “primavera”. Haruki tem algumas possíveis traduções – entre elas, “árvore de primavera”.
Hikaru: significa “luz” ou “brilho”. É um nome que representa sabedoria e iluminação.
Kazuo: pode significar “primeiro homem” e também “homem pacífico”.
Katsuo: vem do termo katsu, que significa “vitória”. O nome, portanto, pode ser traduzido como “vitorioso” ou “herói”.
Ryota: significa “grande brilho”, “iluminado e forte” ou “bom e robusto”. É um nome muito comum no Japão, passando uma ideia de alguém forte.
Takumi: pode significar “artesão habilidoso” e também “criador talentoso”. O nome Takumi geralmente é associado a alguém habilidoso, engenhoso ou um mestre em sua arte. Também serve para indicar qualidades como precisão e dedicação ao trabalho.
Yasunari: significa “o perfeito pacífico”. É o nome próprio do primeiro escritor japonês a ganhar o Nobel de Literatura.
Yoshio: composto pelas palavras “justiça” e “homem”, significa algo como “homem bom”, “homem justo” ou até “herói virtuoso”.
Yuki: frequentemente usado tanto como nome masculino quanto feminino, pode significar “neve”, evocando a imagem da pureza e beleza desse estado da água, mas também representa “felicidade”, “sorte” ou “boa fortuna”.