Seja por se encantar com o charme da Itália, por ter uma família com origens no país em forma de bota ou, simplesmente, por gostar da sonoridade dos nomes popularizados nas clássicas novelas da Globo sobre imigrantes, muitos brasileiros optam por dar nomes italianos aos seus bebês recém-nascidos.
Recentemente, a atriz Sthefany Brito chamou atenção nas redes ao anunciar que chamaria seu filho de Vicenzo, um desses nomes tipicamente vindos da Itália. Segundo ela, a opção foi para manter o tema na família, já que ela tem outro menino com um nome italiano – Enrico.
Nos anos 90, um nome que ganhou grande popularidade no Brasil graças aos famosos foi Enzo, filho de Claudia Raia e Edson Celulari, que inaugurou uma geração de crianças chamadas assim.
Conheça outras opções de nomes italianos.
Nomes italianos masculinos
Além dos já citados Vicenzo, Enzo e Enrico, muitas possibilidades incluem versões “italianizadas” de nomes que também temos por aqui. É o caso, por exemplo, de Matteo (Mateus), Pietro (Pedro), Francesco (Francisco), Giuseppe (José) ou Luigi (Luís).
Outros nomes tipicamente italianos que você também já deve ter escutado por aqui incluem Alessandro, Lucca, Marco, Lorenzo, Dante e Giovanni. Também é possível fazer referência ao país com o nome Ítalo, uma menção ao gentílico que indica alguém originário da Itália.
Para quem busca opções diferentes, há ainda nomes italianos que por lá são usados para homens, mas aqui costumam ser dados a meninas. Isso ocorre com Andrea (André) e Simone (Simão), entre outros.
Nomes italianos femininos
Mas, se a língua acaba tomando para o lado masculino alguns nomes que por aqui consideramos femininos, também há várias opções que não despertariam qualquer ambiguidade em uma menina daqui.
Nomes femininos bem italianos incluem opções como Bianca (Branca), Giulia ou Giuliana (Júlia, Juliana), Paola (Paula), Francesca (Francisca), entre outros. Também há alternativas que já são tipicamente usadas por aqui e nem nos damos conta que são iguais na Itália, como Alessandra, Laura, Lucia (embora lá a pronúncia seja “lutía”) ou Emilia.
Para quem quer denominações que são bastante encontradas por lá, mas não costumam aparecer entre as primeiras opções no Brasil, ainda existem alternativas como Chiara (Clara), Stella (“estrela”) ou Isotta (“juramento”).