De volta ao passado: nomes inspirados nos sucessos dos anos 90
Seja no cinema, na música ou nos esportes, opções não faltam para quem busca inspiração na última década do século 20

Os anos 1990 marcaram a biografia de muitas pessoas que, agora, planejam ter seus primeiros filhos. E por que não escolher um nome que homenageie algumas das melhores memórias de sua infância ou juventude?
Além dos nomes mais populares daquela década, como Ana, Maria, Lucas e José, há diversas opções para quem busca inspiração. Separamos algumas delas.
Jéssica: se você foi um jovem ou criança nos anos 1990 no Brasil, é provável que tenha vivido momentos marcantes ao escutar, no rádio, “o nome dela é Jéssica”. A música Jéssica, um dos maiores sucessos do cantor Bebeto, estreou em 1991 e logo se tornou um daqueles hits de toda uma geração. Com origem hebraica, o nome significa “Deus contempla” ou “Deus olha”.
Letícia: com presença constante nas telas da Rede Globo nos anos 90, a atriz carioca Letícia Spiller participou de novelas como Quatro por Quatro (1993) e O Rei do Gado (1996). Seu nome tem origem no latim e significa “alegria” ou “felicidade”, carregando consigo uma energia positiva única.
Jennifer: não faltam nomes inspirados em musas internacionais. Com origem no galês, o nome remete à “justiça” e à “suavidade”. Em 1994, a estreia do sitcom norte-americano Friends foi um dos pontos altos da carreira da atriz Jennifer Aniston. Já a atriz Jennifer Connelly fez sucesso em filmes como Hot Spot: Um Lugar Muito Quente (1990) e Círculo de Paixões (1997).
Celine: originário do latim “caelum“, Celine significa “céu” e está atrelado à grandiosidade do universo. Esse também é o nome de uma das maiores artistas dos anos 1990, Céline Dion. Com a estreia de seus primeiros álbuns em língua inglesa, a cantora e compositora canadense viveu seus anos dourados e conquistou dois prêmios Oscar — com as canções Beauty and the Beast (1992) e My Heart Will Go On (1998).
Anna Julia: entre as mais icônicas músicas com nomes próprios, essa merece um destaque especial. Em 1999, para fechar a década com chave de ouro, a banda Los Hermanos lançou o seu primeiro hit e maior sucesso de sua trajetória. Além de consagrar o grupo de rock no cenário nacional, a canção tornou Anna Julia, que representa “delicadeza” e “vivacidade”, um dos seis nomes duplos mais populares do Brasil até 2011.
Leonardo: além ser a alcunha artística de um dos integrantes da icônia dupla sertaneja Leandro & Leonardo, com sucessos como Pense em Mim (1990) e Não Aprendi a Dizer Adeus (1990), o nome também pertence a uma das maiores estrelas de Hollywood da década, Leonardo DiCaprio. Em 1997, o ator estadunidense estrelou o memorável longa-metragem Titanic. Com origem italiana, o nome Leonardo significa alguém “forte como um leão”.
Fábio: em 1990, o ator Fábio Assunção estreou na novela Meu Bem Meu Mal e, logo em seguida, assumiu papéis em Vamp (1991), Corpo e Alma (1992) e Sonho Meu (1993). Já em 1994, o cantor Fábio Jr. lançou a famosa canção Alma Gêmea, que até virou trilha sonora de novela. Esse nome remete à “prosperidade” e à “sorte”.
Marcelo: com origem latina, Marcelo significa “jovem guerreiro“. Nas telinhas, o ator Marcello Novaes cativava os telespectadores com a sua participação nas novelas Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992) e Anos Rebeldes (1992). Já o jogador de vôlei Marcelo Negrão participou da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992.
Nando: “coragem”, “ousadia” e “destemor” estão atrelados ao significado de Nando, que pode ser uma ótima opção para quem é fã de rock nacional e se interessa pelos cada vez mais populares nomes minimalistas. Em 1995, Nando Reis lançou seu primeiro disco solo, consagrando-se como um dos principais músicos brasileiros da década. “Nando” é uma versão reduzida de “Fernando” — já que o nome de nascimento do artista é, na verdade, José Fernando Gomes dos Reis.
Romário: para muitos torcedores fanáticos, o “baixinho” foi um dos melhores centro-avantes de todos os tempos. Com origem germânica, o nome significa “famoso pela glória”, o que faz jus ao sucesso do jogador Romário, que conquistou a Copa do Mundo da FIFA de 1994 com a Seleção Brasileira. Quando se trata de outros esportes nos anos 1990, Ayrton Senna, Michael Jordan e Gustavo Kuerten — o “Guga” — também podem servir de inspiração.